Gestão
Comunicação Institucional realiza 7º encontro sistêmico
Sediado no Campus Apodi, evento reuniu servidoras e servidores dos campi e da Reitoria
Publicada por Ester Macedo em 12/08/2024 ― Atualizada há 3 meses, 1 semana
A Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu, entre os dias 7 e 9 de agosto de 2024, o VII Encontro de Comunicadores da instituição. Sediado no Campus Apodi, o evento reuniu profissionais dos setores de comunicação da Reitoria e de diversos campi do Instituto. O objetivo: promover capacitação e fortalecer a integração entre integrantes da área.
O encontro contou com uma programação diversificada, que incluiu palestras, debates e visita técnica. Entre os temas abordados, destacaram-se as estratégias de comunicação em ambientes educacionais e a importância da comunicação interna na construção de uma cultura organizacional sólida. Além disso, as pessoas participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e desafios enfrentados em suas rotinas, fortalecendo, assim, a troca de conhecimentos e a colaboração entre as diferentes unidades do IFRN.
“Foi uma honra receber toda a equipe de comunicação no Campus Apodi. Durante esse período, tivemos como objetivo não apenas acolher, mas também mostrar o que o nosso Campus tem de melhor nas áreas de pesquisa, ensino e extensão. Continuamos de portas abertas para novos encontros”, declarou a assistente em administração Annapaullinna Costa, que coordenou a recepção do grupo na cidade.
Vínculo e pertencimento
No dia 7, o evento foi aberto oficialmente com a palestra "Vínculo e pertencimento: ser parte", ministrada pela psicóloga do Campus Apodi, Fernanda Marques, que destacou a importância de criar uma identidade coletiva e um senso de pertencimento entre os profissionais.
“A atividade de acolhimento, com a temática ‘Vínculo e pertencimento’, foi um rico momento de reflexões sobre o fazer da Comunicação Social, permitindo não só que os profissionais envolvidos reconhecessem seu lugar, com suas fragilidades e potencialidades, mas também vislumbrassem caminhos para transformar esse fazer”, disse Fernanda.
Durante a tarde, os participantes assistiram a uma palestra online sobre curadoria de temas e conteúdos para mídias internas e externas, ministrada pela professora Andréa Vasconcelos Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao comentar sobre o impacto de sua apresentação, a docente expressou sua satisfação: "Fico muito feliz. É gratificante quando conseguimos levar uma mensagem útil para as pessoas, que as faz refletir. Esse era o meu propósito".
Ainda no primeiro dia, foi realizada uma apresentação sobre a nova estrutura da comunicação institucional: “A mudança de estrutura traz mais responsabilidade para as ações de comunicação institucional. Contribuímos diretamente com os serviços prestados pela Instituição e precisamos de cada vez mais atenção aos processos de planejamento, execução e avaliação das atividades de comunicação”, explicou a diretora de Comunicação Institucional, Clara Bezerra.
Debates sobre protocolos de eventos e redes sociais
No dia 8, a programação foi focada em debates. Pela manhã, a coordenadora de Eventos do IFRN, Michelle Pinheiro, conduziu um diálogo sobre protocolos de formaturas e colações de grau. Na oportunidade, a servidora ressaltou que, especificamente em relação à organização das cerimônias de formaturas e colações de grau, eventos de grande relevância para o IFRN, é bastante relevante adotar normas e procedimentos padronizados: "Ao discutirmos e estabelecermos procedimentos comuns, podemos apresentar à comunidade uma identidade institucional coesa, refletida em atos como esses eventos tão importantes".
À tarde, a coordenadora de Promoção Institucional do IFRN, Patrícia Mesquita, conduziu uma discussão sobre o gerenciamento de redes sociais e a importância da normatização institucional desses espaços. Durante o debate, Patrícia enfatizou o papel crucial que as redes sociais desempenham na comunicação e na interação entre estudantes, docentes, a comunidade escolar e a sociedade em geral.
"As redes sociais permitem o compartilhamento de informações, experiências e a construção de uma comunidade mais unida", afirmou Patrícia. Ela também alertou sobre a necessidade de normatizar esses ambientes para assegurar um espaço seguro e respeitoso: "Estabelecer diretrizes claras ajuda a prevenir a desinformação e comportamentos inadequados, promovendo um uso saudável e construtivo das redes sociais", acrescentou.
"Foi um momento rico. Com os debates promovidos durante o Encontro pudemos não só adquirir, como também aperfeiçoar conhecimentos sobre as diretrizes e normas sobre os canais de comunicação e eventos institucionais. Isso nos torna cada vez mais alinhados no tocante à padronização e unidade. Foi proveitoso, também, o momento de exposição e escuta de experiências dos colegas comunicadores, por meio do qual debatemos temas atuais o que, sem dúvidas, fortalecerá o nosso fazer diário", comentou o assessor de comunicação do Campus Pau dos Ferros, Marcilio França.
Fortalecimento da comunicação institucional do IFRN
O último dia do encontro começou com uma visita técnica à fazenda-escola do Campus Apodi, guiada pela professora Ângela Patrícia Alves. A atividade proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer de perto a rotina da Unidade Agrícola Escola do IFRN em Apodi, com destaque para os setores de produção animal e vegetal, incluindo o viveiro de mudas, caprinocultura e ovinocultura.
"Para nós, que fazemos a Unidade Agrícola Escola do Campus Apodi do IFRN, foi um enorme prazer poder receber servidores de todos os campi envolvidos no VII Encontro de Comunicadores do IFRN, em nossos ambientes de trabalho," comentou Ângela Patrícia. Ela destacou a importância do momento para mostrar as ações desenvolvidas pela fazenda, que contam com a participação da comunidade interna e externa de Apodi e região: "Esperamos que tenham se sentido acolhidos, que possam contribuir com a divulgação de nossas ações e que tenhamos mais momentos de interação como esse", reforçou.
De volta ao Campus, o grupo assistiu uma apresentação sobre o Portal do IFRN e a estruturação das páginas dos campi, liderada pelo coordenador de Jornalismo e Imprensa, Cleyton Nascimento: "Nosso objetivo é padronizar e otimizar a comunicação digital do Instituto, facilitando o acesso à informação para todos os públicos", destacou o servidor.
O encerramento do encontro contou com uma roda de conversa sobre o papel da comunicação institucional do IFRN. A diretora de Comunicação Institucional do IFRN ressaltou: “Os Encontros de Comunicadores são momentos para avaliarmos o trabalho e procurarmos juntos formas de integrar mais ainda não apenas os profissionais de Comunicação Institucional, mas todos os que atuam na instituição”.
“Esses encontros são essenciais para fortalecer a comunicação no IFRN, permitindo a troca de experiências, atualização de práticas e o alinhamento colaborativo de estratégias, além de nos conectar tanto com colegas de profissão quanto com a essência e o compromisso do Instituto com a educação e a sociedade. A comunicação é o elo que nos une e potencializa a nossa atuação”, concluiu o jornalista colaborador, Max Praxedes.
Galeria de fotos
- Palavras-chave:
- Gestão Comunicação Evento Comunicação Institucional Encontro de Comunicadores