Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERINSTITUCIONAL

Comunicação do IFRN recebe visita técnica de equipe do IFRR

Grupo, com seis servidores, visitou campi e Reitoria

Publicada em 03/11/2021 Atualizada há 1 ano

Entre os espaços visitados, o grupo esteve no auditório do Campus Natal-Central

 “A visita ao Instituto Federal do Rio Grande do Norte foi marcada por muito aprendizado e pela troca de experiências. Fomos muito bem-recebidos e, dentro de três dias de trabalho, pudemos visitar alguns campi e a Reitoria e ver os espaços e práticas, além de discutir com colegas o nosso fazer diário. Foram momentos bastante produtivos, de onde ainda estão surgindo ideias para aplicar no Instituto. Em nome da equipe do IFRR, posso dizer que nossos sentimentos são de gratidão e acolhimento pela colaboração”.

Assim Gildo Jr., assessor de Comunicação e Marketing Institucional do Instituto Federal de Roraima (Ascom/IFRR), resumiu os dias em que, junto a cinco colegas do IFRR, esteve em visita técnica ao IFRN. Entre os objetivos da visita, Gildo apontou o melhor dimensionamento dos fluxogramas, das estratégias e da organização de responsabilidades nas subáreas da Comunicação, que, no IFRN, está funcionado em Núcleos.

Na tarde da terça-feira, 26 de outubro, se deu o primeiro encontro, oportunidade em que a equipe do IFRR conversou com a equipe da Assessoria de Comunicação e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN, na Sala de Atos. Na ocasião foram apresentados os trabalhos, projetos e produtos desenvolvidos pela Asce. Atendendo ao foco da visita, a área de eventos, de assessoria de imprensa, fotografia e audiovisual, na sequência dos dias ainda houve visitas guiadas aos campi Canguaretama, Parnamirim, Natal-Central,  Natal-Cidade Alta e Natal-Zona Leste.

Na Reitoria, o grupo visitante foi recepcionado por Antônia Silva, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, que atuava como reitoria em exercício; Em Parnamirim, os diretores e o coordenador de Comunicação  apresentaram o Campus; em Canguaretama, a comitiva foi recebida pelo diretor-geral, pela chefe de gabinete e pela coordenadora de Extensão; no Campus Natal-Zona Leste, a visita teve foco na atuação da Coordenação de Videoproduções; no Natal-Central a equipe da Coordenação, parte presencial e parte remota, apresentou conteúdos desenvolvidos pelo setor. Lá ainda houve um momento de diálogo com o diretor-geral; por fim, no Campus Natal-Cidade Alta, o diretor de Administração apresentou a Unidade Rocas e falou sobre as atividades e cursos.

Vivências

“Tentamos uma compreensão clara das atribuições e das principais estratégias utilizadas aqui, para que, no âmbito do IFRR, seja possível otimizar e expandir as estratégias comunicacionais e tornar mais efetiva a comunicação pelos canais institucionais e a interação com os diferentes públicos”, disse Gildo sobre as intenções do grupo para a visita. Segundo ele, após os encontros, foi possível perceber que o IFRR passa por situações parecidas com as narradas durante a visita ao IFRN, “os desafios do cotidiano: quantitativo de pessoal necessário ao atendimento das demandas e a complexidade que envolve o alcance dos públicos diante da diversidade de vagas e projetos a divulgar, para os quais buscamos juntos novas soluções”, disse.

Para Clara Bezerra, esse tipo de encontro tem um forte componente integrador, “dada a relevância da troca de experiências e a importância de pensar e reconstruir as nossas estruturas de comunicação para atender a necessidade de divulgação e de fortalecimento da imagem dos Institutos Federais”.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas