Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Comitiva do IFRN participa de evento na Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia

Atividade integra ações de fortalecimento da Internacionalização do Instituto

Publicada por Mirelly Sampaio em 05/09/2025 Atualizada em 5 de Setembro de 2025 às 14:25

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) participou do Encuentro Interinstitucional, evento realizado pela Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia (UPN), durante os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Bogotá. A iniciativa ocorreu por meio do Programa Move La América, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que atua na promoção da mobilidade acadêmica entre instituições da América Latina e Caribe.

Durante o evento, representantes do IFRN apresentaram conferências em atividades ligadas ao Mestrado em Ensino de Línguas Estrangeiras e em cursos de graduação da UPN. As temáticas abordaram diversidade linguística, interculturalidade, literatura e concepções da linguagem.

Participação

Segundo o professor Bruno Rafael Costa Venâncio da Silva (IFRN), o tema trabalhado esteve voltado à diversidade linguística no ensino: No meu caso, o tema foi diversidade linguística e interculturalidade nas aulas de língua. Fizemos palestras para o mestrado em ensino de línguas estrangeiras da UPN e também para os alunos de graduação do Departamento de Línguas”, comentou Bruno, que é o diretor de Internacionalização do Instituto.

Bruno Rafael em atividades na Colômbia. Foto: Cedida
Bruno Rafael em atividades na Colômbia. Foto: Cedida

Já a professora Ilane Ferreira Cavalcante (do Campus Natal-Zona Leste), apresentou reflexões sobre a literatura como direito à formação humana, enquanto o professor Samuel de Carvalho Lima (do Campus Mossoró), discutiu a concepção dialógica da linguagem. Para Samuel, a participação no Move La América reforça a relevância da internacionalização: O Programa Move La América contribui para o desenvolvimento das pesquisas que realizamos institucionalmente, porque traz o caráter internacional para nossas investigações e práticas pedagógicas.”

Samuel Lima ministrou a conferência "La Concepción dialógica del lenguaje y su uso como método de análisis de datos". Foto: Cedida
Samuel Lima ministrou a conferência "La Concepción dialógica del lenguaje y su uso como método de análisis de datos". Foto: Cedida

A programação incluiu ainda reuniões com a Oficina de Relaciones Interinstitucionales (ORI) da UPN, setor responsável pela internacionalização da instituição, além do lançamento da versão em português do audiolivro de Paulo Freire, desenvolvido em parceria com o IFRN.

Comitiva do IFRN participa de evento na Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. Foto: Cedida
Comitiva do IFRN participa de evento na Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. Foto: Cedida

Palavras-chave:
Internacionalização América latina Colômbia Intercâmbio PPGEP