Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gestão

Comitê de Pesquisa e Inovação do IFRN apresenta as ações de 2021 e planejamento para 2022

Atividade ocorreu de forma híbrida, no auditório do Campus Canguaretama

Publicada em 16/12/2021 Atualizada há 1 ano

O próximo encontro do Copi está previsto para março de 2022.

Nos dias 6 e 7 de dezembro de 2021, o Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o quarto encontro neste ano de 2021. A ação ocorreu de modo híbrido, no auditório do Campus Canguaretama. 

O objetivo da atividade foi apresentar as ações empreendidas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) em conjunto com a Diretoria de Pesquisa e Inovação (Dipeq) do Campus Natal-Central, além das Coordenações de Pesquisa e Inovação (Copein/IFRN) dos campi em 2021 e o planejamento para o ano de 2022.

Dentre as atividades apresentadas ao Copi estavam as parcerias interinstitucionais e entre pró-reitorias e assessorias de pró-reitorias. “Nossa estratégia foi somar forças e recursos para atingir distintos objetivos estratégicos do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), através de iniciativas comuns”, ressaltou Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN. 

Luciana Rabelo, da Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copein) do Campus Lajes do IFRN, explica que “nos encontros do Copi, as coordenações podem, de forma colaborativa, participar junto à Propi na discussão de diversas temáticas, como lançamento de editais, gestão de incubadoras empresariais, fortalecimento de laços com instituições voltados à internacionalização”.

Retrospectiva de 2021 e perspectivas para 2022 

Na ocasião, também foram apresentar as ações a serem desenvolvidas no ano vindouro. Para João Teixeira, diretor de Pesquisa e Inovação do IFRN, “o trabalho de construção coletiva dos editais e otimizações no módulo de Pesquisa do Sietma Unificado de Administração Pública (Suap) junto aos campi aumentará a expectativa da criação de novos projetos de Pesquisa e Inovação e o desenvolvimento de novos ativos de propriedade intelectual”. 

A Propi tem se planejado para ampliar também a visibilidade das produções técnico-científicas, com novas oportunidades de publicação na Editora IFRN, por meio de edital de coedição, da reativação de revistas científicas institucionais e de um novo projeto de divulgação científica junto à comunidade interna e externa, conforme antecipou a coordenadora da Editora IFRN, Gabriela Raulino. Segundo coordenadora da Pós-Graduação, Francinaide Nascimento, “o fortalecimento, ainda em construção, da equipe da Coordenação de Pós-Graduação (COPPG) fez toda a diferença no acompanhamento sistêmico junto aos programas já existentes e às novas propostas”.

O próximo encontro do Copi está previsto para março de 2022. Na oportunidade, estarão em discussão a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) e o Planejamento 2022 da Propi e das gestões locais de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

 

Palavras-chave:
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas