SERES HUMANOS

Comitê de Ética em Pesquisa enumera contribuições em 2022

Colegiado contribui ativamente no desenvolvimento dos padrões éticos

Publicada em 02/01/2023 Atualizada há 1 ano

2022 foi marcado pela contribuição no desenvolvimento das pesquisas

“O ano de 2022 marcou a realização de diversas atividades do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/IFRN)”. O colegiado atuou ativamente no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, com suas regulamentações complementares relativas à Ética em Pesquisa que envolvam Seres Humanos, integrado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS)”. Durante o ano, foram realizadas quinze reuniões ordinárias com emissão de 105 pareceres consubstanciados emitidos pelos membros do comitê e aprovação de 54 projetos de pesquisa, em sua maioria dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição.

Além disso, o grupo do CEP/IFRN atuou em eventos institucionais e encontros formativos, promovendo discussões e capacitações sobre a temática, a exemplo do workshop “Comitê de ética em pesquisa”, organizado pelo Campus Parnamirim do IFRN, e da capacitação de integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRN), conduzida pelo professor Valdemiro Severiano Filho.

Parceria

2022 ainda marcou a parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN (Codepe), sendo ofertada à comunidade acadêmica da instituição, durante o segundo semestre de 2022, o curso intitulado “Preparação de submissão de projetos ao comitê de ética em pesquisa com seres humanos (básico)”, com carga horária total de 15h. É importante também ressaltar a parceria dos membros do CEP, Leandro Silva Costa, Professor do Campus Canguaretama e Lenina Lopes Silva Soares, professora do Campus Santa Cruz, com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na oferta do minicurso online “Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos na educação”.

Desde 2018 o comitê vem realizando junto a comunidade local capacitações e discussões sobre a ética em pesquisa com seres humanos e as etapas de submissão de protocolos através da Plataforma Brasil, conforme a Portaria nº 1577/2018-RE/IFRN.

Recesso

O colegiado entrará em recesso durante os meses de janeiro e fevereiro, e nesse período não estará recebendo novos protocolos de pesquisa para análise ética, apenas os protocolos que já foram avaliados em 2022 e que apresentaram pendências éticas serão recebidos e analisados durante esse período. As atividades avaliativas dos novos projetos retornarão em março de 2023, e nesse sentido, o comitê se reunirá no mês de janeiro para definir um calendário anual de reuniões ordinárias do CEP-IFRN que será amplamente divulgado à comunidade científica.

extensao
servidores