Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Comitê de Ética em Pesquisa enumera contribuições em 2022
SERES HUMANOS

Comitê de Ética em Pesquisa enumera contribuições em 2022

02/01/2023 - Colegiado contribui ativamente no desenvolvimento dos padrões éticos

Comitê de Ética em Pesquisa enumera contribuições em 2022

2022 foi marcado pela contribuição no desenvolvimento das pesquisas

“O ano de 2022 marcou a realização de diversas atividades do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP/IFRN)”. O colegiado atuou ativamente no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos, com suas regulamentações complementares relativas à Ética em Pesquisa que envolvam Seres Humanos, integrado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (CONEP/MS)”. Durante o ano, foram realizadas quinze reuniões ordinárias com emissão de 105 pareceres consubstanciados emitidos pelos membros do comitê e aprovação de 54 projetos de pesquisa, em sua maioria dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição. 

Além disso, o grupo do CEP/IFRN atuou em eventos institucionais e encontros formativos, promovendo discussões e capacitações sobre a temática, a exemplo do workshop “Comitê de ética em pesquisa”, organizado pelo Campus Parnamirim do IFRN, e da capacitação de integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRN), conduzida pelo professor Valdemiro Severiano Filho.

Parceria 

2022 ainda marcou a parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN (Codepe), sendo ofertada à comunidade acadêmica da instituição, durante o segundo semestre de 2022, o curso intitulado “Preparação de submissão de projetos ao comitê de ética em pesquisa com seres humanos (básico)”, com carga horária total de 15h. É importante também ressaltar a parceria dos membros do CEP, Leandro Silva Costa, Professor do Campus Canguaretama e Lenina Lopes Silva Soares, professora do Campus Santa Cruz, com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na oferta do minicurso online “Aspectos éticos da pesquisa acadêmica com seres humanos na educação”.

Desde 2018 o comitê vem realizando junto a comunidade local capacitações e discussões sobre a ética em pesquisa com seres humanos e as etapas de submissão de protocolos através da Plataforma Brasil, conforme a Portaria nº 1577/2018-RE/IFRN.

Recesso

O colegiado entrará em recesso durante os meses de janeiro e fevereiro, e nesse período não estará recebendo novos protocolos de pesquisa para análise ética, apenas os protocolos que já foram avaliados em 2022 e que apresentaram pendências éticas serão recebidos e analisados durante esse período. As atividades avaliativas dos novos projetos retornarão em março de 2023, e nesse sentido, o comitê se reunirá no mês de janeiro para definir um calendário anual de reuniões ordinárias do CEP-IFRN que será amplamente divulgado à comunidade científica.

Ações do documento

Página em carregamento