Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa com Seres humanos

Comitê de Ética em Pesquisa do IFRN aprova primeiro projeto

Aprovação foi realizada na terceira reunião ordinária do Comitê, ocorrida no dia 7 de março de 2022

Publicada em 17/03/2022 Atualizada há 1 ano

Projeto trata de ações do Neabi

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) aprovou, no dia 7 de março de 2022, o primeiro projeto do protocolado para sua análise. A pesquisa aprovada tem como título “O Neabi IFRN: Aquilombamento para a educação das relações étnico raciais na educação profissional e tecnológica”, que é responsabilidade do pesquisador Nilton Xavier Bezerra. Neabi é o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas.

A aprovação do projeto aconteceu na terceira reunião ordinária do CEP, de acordo com o cronograma de reuniões elaborado no primeiro encontro do Comitê. A partir de agora, todos os projetos que envolvem pesquisa com seres humanos, direta ou indiretamente, coordenado por pesquisador vinculado ao IFRN, devem ser submetidos ao CEP.

A pesquisa "O Neabi IFRN: Aquilombamento para a educação das relações étnico raciais na educação profissional e tecnológica” trata de práticas pedagógicas como necessárias para a educação étnico racial e para o fortalecimento da concepção de formação humana integral, defendida no contexto da Educação Profissional e Tecnológica.

Plataforma Brasil e o CEP

A submissão de protocolos de pesquisa para análise pelo Comitê deve ser feita pela Plataforma Brasil, uma base nacional e unificada de informações sobre pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A Plataforma Brasil permite acompanhamento de todas as pesquisas cadastradas e submetidas, possibilitando acesso a todos os estágios do projeto. Além disso, o sistema também permite a publicação de documentos em meio digital, proporcionando à sociedade o acesso aos dados públicos das pesquisas aprovadas. Pesquisadoras e pesquisadores podem conferir, ainda, na Plataforma Brasil, diversos documentos que auxiliam na submissão dos projetos e nas orientações necessárias para tal. O ‘Manual Pesquisador’, por exemplo, apresenta todas as informações necessárias aos pesquisadores que ainda não conhecem o sistema.

Já o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos foi criado para defender os interesses de pesquisadores e pesquisadoras em sua integridade e dignidade. Além de ser um colegiado permanente, interdisciplinar, independente e autônomo, o CEP possui relevância pública, com caráter consultivo, deliberativo e educativo. 

Acesse

Comitê de Ética em Pesquisa

Plataforma Brasil

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas