Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

institucional

Comissão sistêmica mapeia ações e proposições de divulgação científica do IFRN

Dados vão subsidiar seção sobre o tema na Política de Comunicação do Instituto

Publicada em 14/06/2022 Atualizada há 1 ano

Formulário pode ser respondido por servidores e estudantes até o dia 26 de junho

"Disseminar o conhecimento científico para além do público especializado é uma forma de cumprir nossa missão e fortalecer, ainda mais, o IFRN junto à sociedade". Assim Vanessa Trigueiro, assessora de divulgação científica da Coordenação da Editora IFRN define a motivação que justifica o trabalho desempenhado por uma comissão com representação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce), além de integrantes do corpo docente.

Essa comissão vem desenvolvendo algumas ações de sensibilização sobre divulgação científica no Instituto. Entre essas ações, um formulário que busca mapear ações e proposições que vão subsidiar a elaboração da seção de Divulgação Científica dentro da Política de Comunicação do IFRN, bem como para inspirar ações futuras que venham dar visibilidade à produção científica institucional. O documento pode ser respondido por servidores e estudantes até o dia 26/06/2022.

Representação sistêmica e formações

“Inicialmente, o trabalho de articulação iniciou na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), por meio da Assessoria de Divulgação Científica que integra a Coordenação da Editora (Coedi). O andamento dos trabalhos, no entanto, apontou para a necessidade de uma comissão de representação sistêmica que trabalhasse em uma sessão específica e robusta de divulgação científica para integrar a já existente Política de Comunicação do IFRN”, explicou Vanessa.

Segundo ela, a Coedi vem desenvolvendo algumas ações de sensibilização para o tema, como o curso de popularização da ciência para o desenvolvimento institucional, promovido em 2021. Para esse ano, serão abertas duas novas formações, com os temas: "Por que popularizar a Ciência?", destinado a pesquisadoras e pesquisadores do IFRN, e o "Sala de Ciência: oficina de notícia científica", destinado a coordenadoras e coordenadores de Comunicação Social dos campi.

Acesse

Formulário para mapeamento de ações e proposições

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas