Processo eleitoral
Comissão Permanente de Pessoal Docente: publicado edital para escolha de integrantes
Documento regulamenta processo que selecionará doze representantes
Publicada por Jose Nascimento em 19/05/2025 ― Atualizada em 19 de Maio de 2025 às 13:20
A Comissão Eleitoral instituída pela Reitoria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) para o processo eleitoral de escolha da nova composição da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) divulgou, no dia 15 de maio, o Edital nº 2/2025. O documento regulamenta a convocação e as normas do processo eleitoral. As pessoas eleitas terão mandato compreendido entre julho de 2025 e julho de 2027.
Conforme o edital, o processo irá selecionar doze docentes do quadro permanente do IFRN em efetivo exercício, sendo oito integrantes titulares e quatro suplentes. A votação será realizada de forma 100% online, por meio do Suap, no dia 11 de junho, das 0h às 23h59. Para isso, cada docente votará em uma única pessoa representante.
Representatividade e inscrições
“Este processo eleitoral é essencial para assegurar a representatividade docente nas decisões que envolvem a carreira do magistério federal dentro do IFRN. A CPPD é o espaço institucional em que professoras e professores deliberam, opinam e acompanham temas como progressão, avaliação de desempenho, afastamentos e distribuição de encargos”, destacou o professor Marilson Donizetti Silvino, presidente da Comissão Eleitoral.
As inscrições de candidaturas estarão abertas de 26 a 30 de maio, via formulário eletrônico no próprio Suap. No dia 2 de junho, será publicada a lista de candidaturas homologadas, contra a qual caberá recurso no dia 3 de junho. Candidaturas com inscrições homologadas poderão realizar campanha entre 4 e 10 de junho, com direito à divulgação por meio do sistema e da lista institucional de docentes.
Após a votação, o resultado preliminar será divulgado no dia 12 de junho, com prazo para interposição de recursos no dia 13 de junho. A versão definitiva do resultado será publicada no dia 16 de junho, sendo então encaminhada ao reitor do IFRN para homologação. A posse da nova equipe da CPPD está prevista para 30 de junho de 2025.
Participação
“Em nome da Comissão, convido cada colega docente do quadro efetivo a participar, seja com sua candidatura ou com seu voto. Quanto mais participativo for o processo, mais legítima será a atuação da futura comissão”, reforçou Marilson.
Todas as fases do processo, inclusive a votação, ocorrerão pelo Suap. Em caso de dúvidas, os contatos da Comissão Eleitoral podem ser feitos pelo e-mail: eleicao.cppd@ifrn.edu.br.
Mais informações
- Palavras-chave:
- Processo eleitoral Gestão participativa Eleição docente CPPD