Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ciclos de Coleta e Validação

IFRN sedia etapa de revisão do Guia Metodológico da Plataforma Nilo Peçanha

A plataforma é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal

Publicada por Cecilia Melo em 31/01/2025 Atualizada em 4 de Fevereiro de 2025 às 08:57

Sobre a coordenação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), um grupo de pesquisadoras e pesquisadores - formado por integrantes de instituições como a Universidade Federal do Oeste do Pará e de institutos federais como o Farropilha, Sergipe e Rio Grande do Norte - se reuniu do dia 27 a 31 de janeiro, na Reitoria do IFRN para fazer o fechamento do Guia Metodológico do projeto “Plataforma Nilo Peçanha - Ciclos de Coleta e Validação (PNP/CCV) e o Observatório de Dados e Informações (PNP/ODI)".

Durante as reuniões, o foco foi o de concluir a revisão do novo guia, trazendo novos elementos orientativos para o público usuário, "elementos que refletirão um cenário mais ampliado da gestão por evidências por parte da Rede, essencial para o funcionamento da Plataforma Nilo Peçanha", disse o professor Wyllys Tabosa, que integra a comissão e é docente no Campus Natal-Central .

Já para Felipe Aleixo, também professor do Campus Natal-Central e coordenador geral do PNP/CCV, o papel da PNP é coletar, processar, corrigir, complementar, validar e disseminar os dados da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “Estamos trabalhando, nesses dias, na construção do guia metodológico da PNP, documento que apresenta para a sociedade essas definições do que é a Plataforma Nilo Peçanha, para que ela serve, os objetivos, os produtos que a compõem e quais os calendários que ela opera”, informou Aleixo.

A plataforma

De acordo com o site da Plataforma, a ferramenta é um ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal). Ela tem como objetivo reunir dados relativos ao corpo docente, discente, técnico-administrativo e de gastos financeiros das unidades da Rede Federal, para fins de cálculo dos indicadores de gestão monitorados pela Setec. Assim, o guia metodológico vem para orientar as instituições nos processos e métodos internos de alimentação da Plataforma.

Segundo a assessora técnica da coordenação geral de supervisão do projeto junto a Setec, Cristina Janini Lopes, o IFRN desempenha um papel essencial neste processo, pois sem esses ajustes possibilitados pelo PNP/CCV não seria possível o processo de publicização dos dados da PNP para o público geral. A assessora também detalhou pontos centrais dos encontros realizados essa semana: “O primeiro ponto é a importância de estarmos juntos resolvendo os problemas, visando a construção da atualização do guia metodológico da PNP. O segundo ponto é o próprio documento em si, porque ele é complexo e robusto, porém ele tem que expressar o que é a PNP para qualquer um que venha ler”, disse Cristina.

Foto: Thiago Medeiros
Foto: Thiago Medeiros

Palavras-chave:
Plataforma Nilo Peçanha multi-institucional Setec

Notícias relacionadas