Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

sustentabilidade

Câmpus Verde avalia ações de 2012 e traça metas para 2013

Projeto procura promover atitudes de preservação ambiental em todos os câmpus do IFRN

Publicada em 25/02/2013 Atualizada há 12 meses

Estavam presentes à reunião representantes de nove câmpus do IFRN e da Reitoria

Com foco na administração ambiental sustentável do IFRN, as comissões do projeto Câmpus Verde se reuniram na Reitoria do Instituto na última sexta-feira (22) para avaliar os resultados das ações desenvolvidas em 2012 e discutir novas ações para 2013. 

A reunião foi coordenada pelas servidoras Maria Valiene Gomes de Oliveira (presidente da Comissão) e Fernanda Ferreira da Costa. Estavam presentes também representantes das comissões dos câmpus Apodi, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Macau, Natal Central, Nova Cruz, Parnamirim, Reitoria e Santa Cruz.

No encontro, foi discutida a implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), cuja etapa inicial é a realização de diagnóstico para identificar os impactos ambientais e seus pontos críticos em cada câmpus. A Agenda Ambiental avalia os desperdícios gerados e, assim, estabelece as estratégias de atuação.

Para se ter uma ideia, segundo Maria Valiene Gomes, presidente do Câmpus Verde, em 2011, na Reitoria do IFRN, foram consumidas 25 caixas de copos descartáveis, o que totalizou um gasto de R$ 1.120,00. Em 2012, com a implantação do Projeto, o número se reduziu para 3 caixas de copos descartáveis. "Foi uma economia de R$ 986,00, ou seja, mais de 88% . "Se todos os campi aderirem a esta ação e se outras atitudes forem adotadas, vamos conseguir implantar mudanças reais e sustentáveis que beneficiem o meio ambiente em geral", pontuou Valiene. 

Os representantes de cada câmpus apontaram os problemas encontrados em suas unidades e as ações de sustentabilidade que já foram promovidas. Em João Cãmara, por exemplo, são produzidos sabão utilizando o óleo de cozinha e tinta ecológica. Em Currais Novos, a água da chuva é captada por cinco cisternas que abastecem o câmpus. Em Parnamirim, há um projeto para reciclagem de lixo eletrônico e coleta de pilhas e baterias. Já em Apodi, onde há uma fazenda-escola, não são usados defensivos agrícolas.

A realização de coleta seletiva foi uma dificuldade apontada por quase todos os coordenadores do Projeto Câmpus Verde. "Não é fácil encontrar empresas que recebam o material coletado", citou Maria Valiene. No último processo licitatório realizado para contratação de empresa de coleta seletiva, não apareceram interessados. Ainda assim, uma das metas do Câmpus Verde para 2013 é fazer a republicação do edital de licitação a fim de encontrar associações e catadores que atuem nas regiões em que se encontra o Instituto.

A principal meta para 2013 é que todos os câmpus iniciem a separação do papel. Outros objetivos do Câmpus Verde são promover o uso mais racional de energia elétrica e buscar estratégia para integrar as ações de sustentabilidade desenvolvidas nas várias unidades do IFRN.

O Projeto Câmpus Verde foi criado no final de 2011 e tem o objetivo de promover ações de consumo consciente e de preservação ambiental em todo o Instituto. Acesse a página do Projeto.