Comissão discute oferta dos cursos técnicos do Instituto

Atividades dão continuidade ao processo de avaliação de cursos

Publicada em 13/01/2023 Atualizada há 1 ano

As próximas reuniões estão previstas para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2023.

Nos dias 12 e 13 de janeiro, a Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN) realizou reuniões, na Sala de Atos da Reitoria, com uma comissão própria, para dialogar sobre a revisão das ofertas dos cursos técnicos, nas modalidades: Integrado e Subsequente. A proposta faz parte de uma avaliação global das ofertas institucionais previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e na Organização Didática (OD) da Instituição.

A comissão de avaliação da oferta dos cursos tem uma composição diversa, sendo formada por representantes da Diretoria Pedagógica (Diped), vinculada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), professores, coordenadores dos cursos técnicos integrados e subsequentes, membros dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs) e estudantes dos cursos técnicos do IFRN.

Discussões e Encaminhamentos

A primeira atividade contou com uma apresentação da professora Tatiana Weber, pró-reitora de Administração do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), sobre a Metodologia Matriz Orçamentária 2023 - Matriz Conif, uma ferramenta que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) utiliza para que a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), faça a distribuição de recursos orçamentários entre as Instituições pertencentes à Rede de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Esses recursos são provisionados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Em seguida, foi iniciada a discussão sobre as diretrizes orientadoras da revisão dos cursos técnicos integrados e subsequentes. O pró-reitor de Ensino, Dante Moura, explicou que trata-se de uma proposta inicial, que terá a seguinte metodologia: a Comissão vai elaborar uma proposta de diretrizes que vão para os Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs), para que eles trabalhem na revisão das disciplinas; após isso, haverá uma articulação entre os NCEs para identificar o que é preciso ser aperfeiçoado; Em seguida, o debate será levado para um Fórum, que irá validar as diretrizes definidas, e, com isso, cada curso irá revisar o seu Projeto Pedagógico.

A diretora pedagógica, Amélia Reis, reforçou que "foi passado diretriz por diretriz do que temos hoje, que foi estabelecido em 2012, para a partir de aqui, a gente ver o que permanece e o que precisa ser levado para discussão". Amélia destacou, ainda, que a Comissão está organizando metodologias e os formatos para encaminhar para os NCEs, tanto das áreas propedêuticas, quanto das áreas técnicas, e depois promover uma discussão ampla com a comunidade acadêmica, com espaço inicial de discussão previsto para acontecer na abertura do semestre letivo 2023.1, e, em seguida, nos encontros de reuniões pedagógicas, culminando com a realização dos Fóruns para validação das diretrizes definidas.

"O currículo é a vida da Instituição, ele é dinâmico e precisa acompanhar as transformações da sociedade e da Instituição. O nosso Projeto Político Pedagógico prevê, periodicamente, a revisão dos PPCs, então, estamos nesse processo. A gente compreende que o que vem sendo feito na Instituição vem sendo bem feito, de uma maneira séria, mas como o currículo é dinâmico, é necessário que se tenha uma revisão para poder aperfeiçoar o currículo, e aperfeiçoar, portanto, a ação educativa da Instituição", finalizou Dante Moura.

Próximas reuniões

As próximas reuniões estão previstas para os dias 6 e 7 de fevereiro de 2023. Conforme os encontros forem acontecendo, serão definidas as próximas etapas. O resultado final dos encontros será a adequação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) existentes.

servidores