Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reunião

Comissão de Ética no Uso de Animais do IFRN realiza reunião com Pró-Reitorias

Encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19 de janeiro

Publicada em 19/01/2022 Atualizada há 1 ano

As ações para a criação da Ceua se iniciaram em junho de 2021

Na manhã desta quarta-feira, 19 de janeiro, a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou uma reunião com as Pró-reitorias de Ensino (Proen/IFRN), Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN) e Extensão (Proex/IFRN). Pela Ceua, participaram a docente Maria Rociene e o médico veterinário Mikael Tolentino, ambos do Campus Apodi; pela gestão sistêmica, estiveram presentes Denise Momo, pró-reitora de Extensão; Avelino Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação; e Tarcimária Gomes, diretora de Avaliação e Regulação de Ensino na Proen. 

A professora Rociene iniciou a reunião com um histórico das atividades ocorridas ao longo de 2021. “Com a criação da comissão de implantação da Ceua, no mês de junho,  realizamos todos os procedimentos solicitados pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea). Agora, aprovado o regimento nos Conselhos Superiores do IFRN, aguardamos o parecer positivo da Concea para o início das atividades”, explicou a professora. “Sistemicamente, as Pró-Reitorias iniciarão as discussões em suas equipes e, posteriormente, nos seus respectivos comitês, a fim de integrarmos as exigências da Ceua em tudo o que for preciso”, destacou o professor Avelino Lima Neto. 

Encaminhamentos

Os participantes decidiram pela realização de reuniões específicas da Ceua com as Pró-Reitorias envolvidas e seus respectivos comitês, a fim de serem apresentadas as exigências relativas a cada área. “Precisaremos fornecer informações extras aos servidores no que concerne ao uso de animais em nossas atividades de extensão”, afirmou Denise Momo. A Ceua também precisará apresentar à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Digti/IFRN) demandas relativas à adaptação do Suap a ao novo contexto institucional. Por fim, a professora Rociene mencionou a necessidade de articulação com a comunicação institucional: “É necessário realizar uma campanha de divulgação sistêmica da Ceua, a fim de que servidores e discentes fiquem cientes dos deveres institucionais a serem cumpridos doravante”. 

Histórico

As ações para a criação da Ceua se iniciaram em junho de 2021, sob a presidência da professora Ângela Gracindo, do Campus Apodi. O regimento interno foi apresentado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepex) em outubro e aprovado pelo Conselho Superior (Consup) em novembro. Prevê-se o início das atividades ainda no primeiro semestre de 2022.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas