Comissão Central de elaboração do PDI se reúne na Reitoria

Plano definirá os rumos do Instituto para os próximos cinco anos

Publicada em 30/04/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A reunião aconteceu hoje (30) na Sala de Atos da Reitoria e foi conduzida pelo presidente da Comissão Central do PDI, prof. Wyllys Abel Farkat Tabosa, que inicialmente apresentou as considerações recebidas pelas demais comissões a respeito da elaboração do formulário eletrônico a ser disponibilizado no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). O formulário tem objetivo de promover a participação de toda a comunidade do IFRN (professores, alunos e técnico-administrativos) para a construção do Plano, pois através dele será possível contribuir com o envio de comentários, críticas e sugestões.

A primeira consideração foi a de que as contribuições sejam disponibilizadas para a consulta de todos, pois de acordo com a proposta anterior, além dos membros da comissão local, apenas os seus autores poderiam visualizá-las. Acatando isso, ficou acordado que aqueles que enviarem suas contribuições poderão optar pelo anonimato, deste modo seus comentários poderão ficar disponíveis sem que os seus nomes sejam identificados.  Outra medida foi o fato de que, após a inclusão das contribuições, os demais usuários possam avaliar o conteúdo marcando as opções “concordo” ou “não concordo”. Além disso, também foi sugerida a elaboração de um texto explicativo para cada sessão do formulário.

Essas alterações foram importantes para definir a continuidade dos trabalhos e a agenda das próximas reuniões, uma vez que os responsáveis pelo SUAP precisam de alguns dias para efetivar a implantação. A ideia é apresentar essas mudanças para as comissões locais por meio de videoconferência. Após o período de contribuições, a Comissão Central também deve se reunir com os presidentes das comissões temáticas para que seja apresentado o diagnóstico dos trabalhos e apurar se houve ou não participação efetiva, a fim de que se obtenha um cenário de como as coisas estão acontecendo.

Ainda foram incluídas na pauta da reunião a discussão sobre a proposta de formatação do documento do PDI, assim como a inclusão dos secretários executivos como secretários membros das comissões temáticas.

O que é o PDI

O PDI é um documento exigido pelo decreto 5773/2006, no qual está descrita a atuação da Instituição.  É um plano de gestão que considera a identidade da instituição para o estabelecimento dos objetivos e metas estratégicas.  A base desse documento que começa a ser elaborado é o PDI homologado em 2009 e que estará vigendo até junho deste ano.

Trata-se de um documento não só norteador da gestão como também definidor da natureza da instituição.  Nele estão incluídos, por exemplo, o Plano Político Pedagógico (PPP); o Plano Diretor de Infraestrutura Física dos campi e da Reitoria;  o Planejamento Estratégico; a política de Educação a Distância e a Avaliação de Desenvolvimento Institucional etc.

Comissões

Para viabilizar o processo de construção do PDI foram criadas 25 comissões: a Comissão Central, encarregada de sistematizar e coordenar os trabalhos de todas as demais; quatro comissões temáticas, desdobradas em seis subcomissões; a Comissão de Logística Operacional, além das 19 comissões locais que ainda estão sendo criadas em todos os campi do IFRN para concentrar as discussões sobre o documento e contribuir para a sua elaboração.

Segundo o presidente da Comissão Central, professor Wyllys Farkat, tudo está sendo pensado para dar a maior representatividade possível ao novo PDI.  “O próprio processo de elaboração é um momento muito rico para a Institucional porque enseja que nós pensemos nela não só a curto prazo, mas sim num horizonte mais amplo”, disse o presidente.  O processo de compartilhamento de sugestões ao documento começará assim que o documento base estiver concluído e pronto para ser analisado pela comunidade acadêmica.

extensao
servidores