Campus Cidade Alta

Começa nesta segunda o Quinto Festival de Cinema Polonês

As exibições acontecem até a quarta-feira (5), com as melhores produções polonesas

Publicada em 31/01/2014 Atualizada há 1 ano

Comédia de humor negro “Canção de ninar”, de Juliusz Machulski, longa de abertura do Festival

Natal recebe de segunda-feira (3) a quarta-feira (5) a quinta edição do “Festival de Cinema Polonês”. Serão três dias de exibição gratuita no auditório do Campus IFRN Cidade Alta. O evento, que conta com as mais novas e premiadas produções do cinema Polonês, acontece desde 2009, já passou pelos principais centros culturais do país. Nesta edição, além de Natal, teve como sede Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador.

“Dar à população acesso a filmes que não entram no circuito comercial e, principalmente, um cinema que não é muito conhecido, mas é de produções muito bem feitas, algumas premiadas e indicadas ao Oscar”, são alguns dos motivos que dão grande importância ao evento, afirma Mary Land Brito, professora responsável pela vinda do Festival ao Campus. Serão exibidos seis longas-metragens, tendo destaque a comédia de humor negro “Canção de ninar”, de Juliusz Machulski, que será exibida na manhã de abertura do evento, às 9h.

Outros filmes em cartaz são “80 milhões”, de Waldemar Krzystek , “Ideléveis”, de Jacek Borcuch, “Imagine”, de Andrzej Jakimowski, , “O Amor”, de Sławomir Fabicki e “A quinta estação do ano”, de Jerzy Domaradzki. As exibições acontecerão em dois horários as 9h e 18h30.

Além dos longas serão incluídos curtas-metragens de animação, sendo esta a novidade desta edição. A decisão de inserção dos curtas é resultado do reconhecimento das obras polonesas nesse campo, como por exemplo o curta “Caminhos do Ódio”, que em 2011 foi premiado no Anima Mundi e eleito o melhor filme de animação na Comic-Con, e “A Catedral”, indicado ao Oscar no ano de 2003.

A equipe

Além da estrutura fornecida pelo Instituto outro fator que fez o Cidade Alta uma das sedes do Festival de Cinema Polonês foi a participação dos alunos de Produção Cultural. Eles ficaram com a responsabilidade de organização do evento, desde a pré-produção à mobilização do público. Trabalho que, para Mary Land, tem sido feito “com bastante primazia”.

A equipe de produção do Festival é composta por nove alunos do 4º período de Produção Cultural do IFRN Natal – Cidade Alta. A iniciativa funciona como uma atividade prática desenvolvida pelos estudantes da disciplina de Fundamentos do Audiovisual.

Para a aluna do curso e uma das organizadoras do evento, Luzia Oliveira, este é o momento das grandes aprendizagens. “É onde podemos, através da prática, testarmos os nossos conhecimentos teóricos, absorvidos em sala de aula, e desenvolver as habilidades adquiridas. O momento de aprender fazendo”, reforça.

Programação do Festival

Segunda-feira | Manhã às 9h

GATA / LASKA (curta), dir. Michał Socha
Polônia, 2008 / 05:02

CAMINHOS DO ÓDIO / PATHS OF HATE (curta), dir. Damian Nenow
Polônia 2010 / 10:39

A QUINTA ESTAÇÃO DO ANO / PIĄTA PORA ROKU
Polônia, 2012 / 96 min.
Classificação indicativa: 12 anos

Segunda-feira | Noite às 18h30

A HISTÓRIA DA POLÔNIA EM ANIMAÇÃO /ANIMOWANA HISTORIA POLSKI (curta), dir. Tomek Bagiński
Polônia, 2010 / 08:30

INDELÉVEIS / NIEULOTNE (longa)
Polônia, Espanha, 2012 / 93 min.

Terça-feira | Manhã às 9h

DESFAZER / UNDO (curta), dir. Marcin Waśko
Polônia 2003, 02:48

A GRANDE FUGA / WIELKA UCIECZKA (curta), dir. Damian Nenow
Polônia, 2006 / 06:29

80 MILHÕES / 80 MILIONÓW (longa)
Polônia, 2011 / 102 min.
Gênero: Drama político

ARCA / ARKA, dir. Grzegorz Jonkajtys
Polônia, 2007 / 08:14

Terça-feira | Noite às 18h30

A ARTE CAÍDA / SZTUKA SPADANIA (curta), dir. Tomek Bagiński
Polônia, 2004 / 05:42

O CINEMATÓGRAFO / KINEMATOGRAF (curta), dir. Tomek Bagiński
Polônia 2009, 12:12

IMAGINE / IMAGINE (longa)
Polônia, França, Portugal, 2012 / 105 min.

Quarta-feira | Manhã às 9h

A  AULA DO INFINITO/ LEKCJA NIESKOŃCZONOSCI (curta), dir. Jakub Jabłoński e Bartłomiej Kik
Polônia, 2008 / 14:48

A ARTE CAÍDA / SZTUKA SPADANIA (curta), dir. Tomek Bagiński