Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Publicações científicas

Com sete revistas científicas, Editora IFRN se renova e capacita equipe

Ações têm buscado melhorias nas publicações do Instituto

Publicada em 27/02/2018 Atualizada há 1 ano

A Coordenação da Editora (Coedi) IFRN, setor ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) do Instituto, tem como atribuições a realização de ações ligadas às publicações acadêmico-científicas do IFRN sob a forma de livros, anais e revistas científicas ou periódicos. Nos últimos meses, um conjunto de ações têm buscado melhorar essas publicações do Instituto. Assim, a Geoconexões, a Holos, a Empirica BR, a Dialektike, a Diálogos da Extensão e a Revista de Educação Profissional e Tecnológica têm recebido apoio redobrado na capacitação dos editores-chefes, na diagramação e divulgação dos volumes e no gerenciamento do portal que os hospeda.

Para o professor Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, esse trabalho visa fortalecer o empenho e as ações daqueles que exercem as funções de editores responsáveis: “São ações que capacitam, qualificam, assessoram e subsidiam o trabalho. Isso é importante, porque podemos pensar tanto na elevação dos periódicos existentes, quanto na criação de novos mecanismos de publicações acadêmico-científicas e tecnológicas. Creio que estejamos desempenhando aquilo que é o nosso papel, enquanto Pró-Reitoria e Editora”, disse.

As revistas

O Portal de Periódicos do IFRN abriga as revistas científicas eletrônicas editadas na Instituição, tendo em vista o compromisso com o acesso aberto e a difusão do conhecimento. As publicações estão indexadas em várias bases científicas. Atualmente, o Portal possui sete revistas com periodicidades variadas que vão de trimestral à semestral.

Holos

Publicação on-line do Instituto que visa divulgar a produção técnico-científica, estando aberta à contribuição de pesquisadores de outras entidades de ensino e pesquisa. Publica artigos em português, espanhol e inglês. Tem como editor-chefe o professor José Yvan Pereira Leite.

Empirica Br

O periódico tem como objetivo apresentar os resultados dos trabalhos de monografias dos estudantes do Curso Superior em Comércio Exterior da Instituição e tem como editora-chefe a professora Lúcia de Fátima Lúcio Gomes da Costa.

Geoconexões

Tem como editores-chefes Gerson Gomes do Nascimento e Malco Jeiel de Oliveira Alexandre, a Revista Geoconexões trazemos artigos relacionados à questão da Ciência Geográfica e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem, discutindo, através de artigos, temas tidos como polêmicos que refletem a realidade social brasileira.

Diálogos da Extensão

Relatos de experiências de desenvolvimento de programas e projetos no âmbito da Extensão, a revista busca consolidar a cultura interna que amplie relações com o ensino, a pesquisa e a sociedade. Os artigos narram as vivências ao longo da execução de projetos nas áreas temáticas de cultura, comunicação, educação, saúde, trabalho e tecnologia e produção. Seus editores-chefes são os professores Régia Lúcia Lopes e Fábio Alexandre Araújo dos Santos.

Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica

A Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica é uma publicação semestral que tem como objetivo a publicação de artigos que contribuam com temas da área de Educação Profissional e Tecnológica. O periódico recebe contribuições em português, inglês e espanhol. Editores-chefes: professores Olívia Morais Medeiros Neta e Dante Henrique Moura.

Dialektike

A revista nasceu da necessidade de criar um novo espaço de discussão e divulgação de pesquisas em vários campos da Filosofia e estudos interdisciplinares relacionados que utilizem a disciplina como ferramenta teórica. Seu principal objetivo é criar uma plataforma onde pesquisadores dos Institutos Federais e das Universidades possam interagir e dar seu contributo para a cena nacional e internacional de estudos filosóficos. Seu editor-chefe é o professor Jorge dos Santos Lima.

Journal of Technological Innovation in Computing (JTIC)

Em versão exclusivamente eletrônica, de acesso livre e gratuito, a revista em por objetivo publicar e divulgar trabalhos de excelência desenvolvidos por profissionais e pesquisadores na área de computação, e que sejam resultados das atividades de estudos, pesquisas e extensão. Seu editor-chefe é o professor Bruno Gomes de Araújo.

Palavras-chave:
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas