Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Pau dos Ferros

Projeto de robótica conquista 3º lugar geral na Febrace 2015

Projeto recebeu nome de R3D3 e foi construído para ser um robô explorador.

Publicada em 26/03/2015 Atualizada há 1 ano

Acadêmicos do Campus Pau dos Ferros do IFRN conquistaram 3º LUGAR GERAL na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, a FEBRACE, que aconteceu de 16 a 20 de março, na USP, em São Paulo.

Trata-se do Projeto "A robótica educacional como intersecção entre as disciplinas técnicas do curso de informática", apresentado através de um robô, batizado deR3D3, que foi desenvolvido pelos alunos do Curso Técnico Integrado em Informática, Hugo Soares, Lucas Danrley e Paola Oliveira, sob orientação do Professor Ms. Bonfim Aquino.

O projeto propõe a Robótica Educacional como um ambiente interdisciplinar e integrador, capaz de atrair os alunos e efetivar de maneira prática os conhecimentos teóricos das disciplinas técnicas e das propedêuticas do ensino médio. O grupo construiu um robô explorador, autônomo com baixo custo de produção – acessível a um grande contingente de alunos e professores, independentemente da posição social – e capaz de executar a funções exigidas pela Olimpíada Brasileira de Robótica.

O professor orientador, Bonfim Aquino, afirmou que, para efetivar o processo educacional e de integração, foi organizado um curso de iniciação à Robótica e ao Arduino, contemplando cerca de 20 alunos do Curso Técnico Integrado em Informática. "O projeto ainda está em desenvolvimento e tencionamos ampliá-lo por outros vetores, incentivando a pesquisa e inovação do Campus Pau dos Ferros", afirma Bonfim.

O aluno Hugo Soares comemora: "Sentimo-nos muito felizes, pois além do nosso trabalho e esforço estar ganhando destaque, essas premiações mostram o potencial educacional, que inicialmente nós vislumbramos na robótica, agora está sendo reconhecido e vislumbrado por outros e, assim, a nossa proposta tem a possibilidade de influenciar positivamente outros alunos e professores", comenta Hugo.

Hugo afirmou que os demais alunos do campus devem aproveitar toda a estrutura do IFRN: "Uma das vertentes mais importantes do Instituto é a iniciação científica. Ela é capaz de despertar uma grande motivação no aluno, o que influencia diretamente no seu rendimento escolar e na iniciação à pesquisa, abrindo portas que levam ao caminho da ciência e do conhecimento. Isso pode nos colocar em contato com um universo de possibilidades e projetos inovadores, como percebemos na Febrace", afirma Hugo.

Outras conquistas: 
O Projeto já foi credenciado a participar de outros eventos, conquistando certificações e medalhas:

- Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Pau dos Ferros do IFRN;
- 1º lugar na Mostra Tecnológica do IFRN, durante o Congic 2014;
- Medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR);
- Prêmiação na categoria "Inovação" na prova prática estadual da OBR 2014;
- Prêmio destaque em "Iniciação Científica" pela Associação Brasileira de Iniciação Científica (Abric);
- 3º lugar geral na Febrace 2015.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas