Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Proen promove abertura da Semana Pedagógica 2020

Evento acontece até o dia 5 de fevereiro no auditório do Campus Natal-Central

Publicada em 03/02/2020 Atualizada há 12 meses

Organizado pela Proen, Semana Pedagógica acontece simultaneamente em todos os campi do IFRN

Na manhã desta segunda-feira (3), teve início a Semana Pedagógica 2020.1, evento - promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFRN - que oficialmente inicia o semestre letivo do Instituto. Durante a abertura da semana de integração aconteceu a mesa redonda com a temática "Direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais". O evento acontece no auditório do Campus Natal-Central até o dia 5 de fevereiro. 

“Nossa instituição, exatamente por possuir melhores condições de estrutura física e principalmente de pessoal qualificado, tem a perspectiva de também ter uma formação que confira às pessoas com deficiência uma oportunidade maior de imersão no mercado de trabalho. Ela [a instituição] tem sido cada vez mais demandada nesse âmbito , justamente por ter sido ampliado o número de pessoas que acessam nossos cursos. Assim, essa temática - para além da obrigação legal prevista - diz respeito ao próprio fazer da nossa instituição”, comentou o reitor do IFRN, o professor Wyllys Tabosa. 

Necessidades Educacionais Especiais

Além do reitor, a mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral do Campus Natal-Central, professor José Arnóbio e pela pró-reitora de Ensino, Ticiana Coutinho. Posteriormente, na discussão principal da solenidade, a mesa redonda sobre a acessibilidade foi composta pelos professores Fabiano André de Sousa Mendonça e Lúcia Martins, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), além de Ticiana. A apresentação cultural, que recebeu o público presente ao evento, ficou por conta do musical Catraca Bossa e Choro, formado por professores do Instituto. 

“Inclusão não é só fazer com que o aluno adentre a instituição. É fazer com que ele permaneça e conclua o seu ciclo. E que esse ciclo possa ser adaptado, reorganizado ou mesmo reconstruído quando for caso, até porque cada estudante tem suas peculiaridades, muito ligadas às Necessidades Educacionais Especiais que apresente.  E isso ainda varia de acordo adaptações necessárias diante da realidade do curso que escolher. Fica clara, assim, a noção de que adaptações curriculares farão parte das ações que serão desenvolvidas, tanto quanto continuar com a melhoria do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, nosso carro chefe nesses 110 anos”, comentou o professor Arnóbio, reitor eleito do IFRN sobre o futuro da temática discutida. 

Propostas temáticas e sistêmicas

Durante os três dias de Semana Pedagógica, servidores do IFRN - em todos os campi - vão discutir e traçar planejamentos sobre as ações e diretrizes educacionais para 2020. Pró-reitora de Ensino, Ticiana Coutinho comentou sobre a proposta do evento: “A semana pedagógica é uma ação da Pró-Reitoria de Ensino no sentido de pensar ações e propostas temáticas e sistêmicas. Na segunda e na terça pela manhã temos a discussão geral - com link no Youtube -  para a participação da comunidade acadêmica - sobre a comissão Permanente de Avaliação; os outros momentos são feitos de acordo com as necessidades formativas e de acordo com os planejamentos dos campi

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas