Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão

Com centenas de trabalhos, Congresso de Iniciação Científica lota pavilhão da Ilha de Santana

Congic aconteceu entre 28 e 29 de novembro de 2017

Publicada em 30/11/2017 Atualizada há 1 ano

Pavilhão da Ilha ficou lotado; foto: Rommel Farias

Os dois primeiros dias da 3ª Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex) renderam visitas, apresentações e avaliações para trabalhos, banners e pôsteres. Entre as múltiplas atividades, o XIII Congresso de Iniciação Científica do Instituto, o Congic. O evento reuniu, no Complexo Cultural Ilha de Sant'Ana, em Caicó/RN, cerca de 260 trabalhos de vários campi da Instituição.

Um dos trabalhos é o de Leandro Constantino, do Curso Técnico de Nível Médio em Informática do Campus Ceará-Mirim. A equipe, formada também pelos alunos Anderson Santos, Angelina Lima e Lorena Antunes, desenvolveu, sob orientação dos professores Leandro Costa e Saulo Gregory, uma pesquisa sobre como obter o controle da qualidade da água armazenada nas cisternas, em especial, de moradias beneficiadas por programas governamentais na região do Mato Grande, compreendida pelos municípios de Bento Fernandes, Jandaíra, João Câmara, Maxaranguape, Parazinho, Pedra Grande, Pureza, Poço Branco, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Taipu e Touros.

"Observamos que a maioria da população do Mato Grande possui cisternas para armazenar a água da chuva devido, principalmente, ao baixo índice pluviométrico da região. A partir disso, realizamos levantamento in loco do número de reservatórios e pré-análises das amostras realizadas", explicou Leandro. O projeto já é vitorioso, pois conquistou  o primeiro lugar geral da III Mostra de Ciência e Tecnologia do Campus Natal - Zona Norte, sendo credenciado para a Competição de Projetos Científicos de Honk Kong, que acontece em 2018.

Primeiros passos

O XIII Congic está repleto de estudantes que, pela primeira vez, têm a chance de apresentar os seus projetos para milhares de pessoas durante três dias. É o caso de Luciana Santos, Maria Olívia Araújo e Thayla Medeiros, do Curso Técnico de Nível Médio em Vestuário do Campus Caicó, que, sob orientação da professora Layla Mendes, analisaram tendências de moda identificadas durante a edição 2016 da Festa de Sant'Ana de Caicó/RN.

Já no local de apresentações, o grupo avaliou positivamente a proposta do congresso. "O evento está bastante interessante, pois é uma oportunidade para os alunos do IFRN mostrarem sua produção intelectual, além de permitir o diálogo, a troca de experiências e a integração com o público, que agregam muito valor ao nosso trabalho", avaliou Luciana.

Sucesso de público

"Neste ano, o Congic foi marcado pelo alto nível dos trabalhos, cuja quantidade submetida superou as expectativas. Batemos o recorde de submissões. Os projetos deram um salto de qualidade em relação a edições anteriores do evento, o que nos deixa felizes e reflete a evolução do nosso fazer na Instituição", comentou a professora Darlyne Pontes, membro da comissão organizadora do evento.

Para ter uma ideia do tamanho desta edição do evento, só o Congresso de Iniciação Científica recebeu a submissão de quase 800 projetos de estudantes de todo o IFRN, nas seguintes áreas: Artes, Letras e Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; e Engenharias.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas