Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Codir

Colégio de Dirigentes se reúne pela primeira vez em 2019

Encontro abordou temas como governança e atualização sobre processo de revisão de ofertas

Publicada em 12/02/2019 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Sala de Atos da Reitoria. Foto: Thuan Duarte

Integrando todos os diretores-gerais de campi, pró-reitores e diretores sistêmicos, o Colégio de Dirigentes do IFRN se reuniu pela primeira vez no ano nesta segunda e terça-feira (11 e 12), na Sala de Atos da Reitoria. Os gestores puderam apreciar o resultado de ações como os projetos de Promoção à Saúde (PS) e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) no IFRN, como também debater temas como governança e gestão de riscos.

ATENÇÃO À SAÚDE DO SERVIDOR

A coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor explicou que, em 2018, foram submetidos projetos por todos os 21 campi e a Reitoria. "Os relatórios mostram que a maioria dos campi está bem estabelecida no desenvolvimento de ações dos eixos Saúde Integral e Qualidade de Vida, como práticas de atividades físicas e campanhas sobre saúde em geral", explicou em sua apresentação. Uma das dificuldades constatadas foi a gestão de recursos por parte das comissões. Para resolver isso, foi proposta a inserção de um módulo sobre essa atividade no curso de capacitação sobre PS e QVT.

GESTÃO DE RISCO E GOVERNANÇA PARA RESULTADOS

A servidora estatística Solange Thomas, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes), fez um relato sobre a implantação da Política de Gestão de Riscos (PGR) no IFRN, aprovada pela Resolução Consup 50/2017. Serão nomeados três comitês para a elaboração da Metodologia de Gestão de Riscos (MGT). Os comitês se reunirão duas vezes ao ano. A servidora explicou o risco como a possibilidade de ocorrência de um evento que venha a ter impacto no cumprimento dos objetivos. 

Convergindo com o tema, a professora Patrícia Maia, que colabora atualmente com a Prodes, falou sobre o tema governança para resultados. A professora destacou as mudanças no Relatório de Gestão, que passa a ser construído na forma de relato integrado, com foco estratégico e orientação para o futuro. Outro ponto abordado foi o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que está em fase final de elaboração e terá validade de oito anos. O Plano tem como direcionamento a metodologia BSC, (Balanced Score ou "Indicadores Balanceados de Desempenho", em tradução livre). A metodologia é centrada na profissionalização para a gestão por resultados. Quanto ao IFRN, parte da missão de prover formação humana, científica e profissional aos estudantes visando ao desenvolvimento social do Rio Grande do Norte. A avaliação do PDI por parte do Conselho Superior (Consup) está prevista para abril. O período de validade, que antes seria de cinco anos, passou a oito em razão do recredenciamento institucional de oito anos para oferta de cursos.

REVISÃO DAS OFERTAS

Para encerrar a reunião, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), através do pró-reitor Agamenon Tavares e da Diretora Pedagógica Ticiana Coutinho, reforçaram o andamento do processo de revisão de ofertas institucionais. Após a conclusão das revisões das licenciaturas, ainda em 2018, a Proen coordena agora a revisão dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs), o que deve ser finalizado em 12 de abril. Já nos dias sete e oito de março, realiza o II Seminário de Discussão dos Cursos Integrados. Durante maio e junho, serão realizados três fóruns referentes aos cursos integrados, seguindo em julho com as discussões sobre os cursos integrados EJA. 

"Como fizemos com as licenciaturas, não estamos levando nenhuma proposta. Os seminários são os espaços de compartilhamento de informações e de discussões. Os Fóruns são os momentos de consolidarmos as discussões. Portanto, só haverá mudanças se a comunidade considerar que são necessárias", explicou o pró-reitor. Os debates tratam sobre tempo, carga horária e currículo dos cursos. Além dos integrantes do Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs), das equipes de ensino dos campi e da Reitoria, toda a comunidade está convidada a participar dos seminários e dos fóruns. "Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo Youtube como vem sendo feito", complementou a diretora pedagógica.

Confira a agenda da Pró-Reitoria de Ensino para 2019 (reuniões, seminários e fóruns)

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas