Codir

Colégio de Dirigentes inicia debate sobre recursos para Atividades Estudantis

Reunião aconteceu nesta terça-feira (7), de forma online

Publicada em 08/07/2020 Atualizada há 1 ano

O Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) se reuniu de forma online na tarde desta terça-feira (7). Os dirigentes do Instituto, sob a presidência do reitor pro tempore, professor Josué Moreira, deram continuidade às discussões iniciadas na última reunião.

O debate começou com um pedido de esclarecimento por parte dos diretores gerais pro tempores dos campi acerca de planilha de levantamento sobre códigos de vagas ocupados. O reitor explicou que o documento foi enviado para realizar uma atualização sobre a necessidade de pessoal nas unidades de ensino, pesquisa e extensão. O documento foi apresentado e alguns diretores declararam que as informações estão desatualizadas. Josué Moreira solicitou que enviassem as correções. De acordo com ele, a análise dos dados deve respaldar a distribuição de possíveis códigos de vaga, caso sejam liberados ao Instituto pelo MEC.

Sobre o ponto de pauta Bolsa ProEJA, a diretora geral pro tempore do Campus Santa Cruz, Samira Delgado, explicou que o problema havia sido resolvido. Na semana passada, a Reitoria realizou a descentralização dos recursos relacionados à ação. Samira aproveitou para solicitar maior celeridade, principalmente quando os processos envolvessem diretamente os estudantes.

Sobre os recursos relativos à Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis (Digae), a diretora do Campus Santa Cruz alertou sobre a necessidade de refazer o planejamento relacionado à Assistência Estudantil, uma vez que a situação de pandemia modificou o funcionamento institucional. Samira observou que o replanejamento precisa ser feito em discussão com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), considerando as novas necessidades dos estudantes. A pró-reitora de Administração, Raquel Priscyla, pontuou também a urgência em definir as ações para executar os recursos em tempo hábil.

O reitor pro tempore explicou que precisa ouvir o diretor de Gestão em Atividades Estudantis, que não estava presente à discussão, e que uma proposta pode ser enviada para a próxima reunião do Conselho Superior (Consup). O Consup deve se reunir novamente em 24 de julho.

A apresentação do Plano de Atividades 2020 da Pró-Reitoria de Planejamento em Desenvolvimento Institucional (Prodes) ficou a cargo do pró-reitor, o professor Ambrósio Araújo. Ambrósio fez elogios ao documento e aos responsáveis pela sua elaboração, concluída na gestão anterior do IFRN, mas não fez a apresentação. Os diretores gerais pro tempores destacaram a insatisfação com a situação e o fato de não terem recebido o Plano.

Entre os informes, destacaram a necessidade de os gestores da Reitoria se fazerem presentes às reuniões dos Conselhos. O diretor geral pro tempore do Campus Parelhas, Ramon Viana, solicitou também que as pró-reitorias de Pesquisa e Inovação e de Extensão convocassem os integrantes dos respectivos comitês para encontros de avaliação e encaminhamento das ações, procedimento adotado nas gestões anteriores para as decisões que envolvem as áreas.