Colégio de Dirigentes finaliza o planejamento estratégico do ano

Reunião aconteceu nesta segunda e terça-feira, 27 e 28/2, na Reitoria do Instituto

Publicada em 01/03/2023 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Sala de Atos da Reitoria

Em reunião na Sala de Atos da Reitoria do IFRN, o Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir/IFRN) finalizou o processo de planejamento estratégico da Instituição para o ano de 2023. Com encontros nos dias 27 e 28 de fevereiro e com presidência do reitor da Instituição, professor José Arnóbio, pró-reitores, diretores sistêmicos e de campi e assessores sistêmicos tiveram a oportunidade de avaliar e definir as ações estratégicas de cada área da Instituição, como também o orçamento voltado para as atividades.

De acordo com a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Silva, agora, parte dos esforços dos gestores serão para estabelecer interlocução com o governo e com parlamentares sobre as dificuldades orçamentárias. Uma delas diz respeito às bolsas de fomento aos projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Com o Projeto de Lei 238/23, o governo reajustou em 40% os valores das bolsas de estudos ofertadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com redução de mais de 12% no orçamento do IFRN para 2023, é impossível realizar o reajuste para as bolsas institucionais de promoção ao ensino, à pesquisa e à extensão. Segundo a pró-reitora, caso seja adotada a porcentagem de ajuste, seria necessário reduzir em mais de 50% as bolsas pagas a estudantes bolsistas. "Isso só agrava o corte já realizado no orçamento deste ano", destaca Antônia.

Considerando essa realidade, o Codir deliberou pela formação de uma comissão e pela convocação do Grupo de Trabalho de Orçamento do IFRN (GTOR/IFRN) para se debruçar sobre os dados e verificar alternativas para a resolução dessa problemática. "Paralelo a isso, vamos reforçar as ações de diálogo a fim de buscar a recomposição e ampliação dos recursos da Instituição", destacou o reitor do Instituto, professor José Arnóbio.

REVISÃO DAS OFERTAS INSTITUCIONAIS

A revisão das ofertas de cursos, processo coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen/IFRN), é um dos projetos mais estratégico e urgente para o ano de 2023. No momento, estão sendo discutidas as Diretrizes Orientadoras dos Cursos Técnicos (Integrados regulares e Subsequentes). Os Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs) de cada curso já estão atuando nessa revisão. Conforme o pró-reitor de Ensino, professor Dantes Moura, o objetivo é fazer um redimensionamento curricular, com o aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). O processo será o tema central do Encontro Pedagógico 2023, evento que marca o início do ano letivo da Instituição, agendado para os dias 20 e 21 de março. "Vamos levar a discussão também para as reuniões pedagógicas dos campi, realizadas semanalmente com os servidores de cada unidade. Nosso trabalho é oportunizar que toda a comunidade participe do processo de revisão das ofertas", destacou o pró-reitor.

Acesse as apresentações de todas as áreas sistêmicas:

Planejamento 2023 IFRN