Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Programa de Gestão de Demandas

Colégio de Dirigentes discute pautas administrativas na Reitoria do IFRN

Gestores realizaram leitura da minuta para implantação do PGD

Publicada em 28/07/2022 Atualizada há 1 ano

O Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir/IFRN) realizou na última segunda e terça-feira, 25 e 26 de julho, reunião na Sala de Atos da Reitoria. A pauta do encontro foi o Programa de Gestão de Demandas (PGD), que permite a implantação do teletrabalho no âmbito do IFRN. Os gestores realizaram a leitura e a análise da minuta do PGD. Objetivo foi pontuar sugestões a serem avaliadas pelo Conselho Superior (Consup/IFRN) junto ao documento original.

A minuta foi elaborada pela comissão responsável, composta por dez servidores de diferentes áreas do Instituto e do Sinasefe. A proposta da minuta foi apresentada pelos servidores Rodrigo Ricelly Leite, da Pró-Reitoria de Administração (Proad/IFRN), Felipe Augusto Guedes, da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN) e Lucas Silva Pereira, da Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI/IFRN).

O documento será revisado novamente pela Procuradoria Jurídica (Proju/IFRN) para ser submetido à consulta pública da comunidade e ao Conselho Superior (Consup/IFRN). Durante a reunião do Codir/IFRN foi emitida uma recomendação para a emissão de portaria autorizando a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI/IFRN) a desenvolver o módulo SUAP que vai acompanhar o PGD e realizar os testes na forma de programa piloto.

ENTENDA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PGD NO IFRN

A comissão responsável deu início ao trabalho com a elaboração de uma primeira proposta. O documento foi compartilhado com os diretores-gerais, que levaram para discussão das equipes dos campi. A proposta também foi compartilhada com Sinasefe e comissões internas de acompanhamento da carreira de servidores. Além de revisões linguísticas, o documento foi avaliado pela Proju. O trabalho teve uma pausa durante a pandemia de Covid-19. Após a retomada, a proposta foi revisada pela comissão e levada para discussão em reuniões ampliadas com servidores, no período de 4 a 8 de julho. 

De acordo com Rodrigo Ricelly, na reunião do Codir/IFRN dos dias 25 e 26, "todo o texto da minuta de resolução foi apreciado. Houve muitos debates e os gestores reconheceram que o texto estava adequado para a realidade da instituição. Foram feitas algumas sugestões pontuais que não alteram em essência a ideia do PGD apresentada pela comissão". 

O texto passará novamente pela Procuradoria Jurídica e pela leitura do Codir/IFRN. Em seguida, será realizada uma consulta pública a todos os servidores do IFRN para que possam também enviar suas contribuições. O resultado dessa consulta bem como as recomendações do Codir/IFRN serão levados ao Consup/IFRN para avaliação final. Depois da aprovação do Conselho, a Resolução será publicada e o PGD implantado no IFRN. Uma outra comissão será formada a fim de acompanhar a implantação e o funcionamento.