Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Codir

Colégio de Dirigentes debate sobre heteroidentificação e recursos orçamentários

Reunião ordinária aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, no Campus Pau dos Ferros

Publicada em 21/06/2022 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu no miniauditório do Campus Pau dos Ferros

Os integrantes do Colégio de Dirigentes (Codir/IFRN) reuniram-se nesta segunda e terça-feira (20 e 21 de junho) no Campus Pau dos Ferros. Entre as pautas, os destaques foram as bancas de heteroidentificação e recursos orçamentários.

No dia 27 de maio, o Ministério da Economia anunciou um corte de 14,5% no orçamento dos Institutos Federais e demais instituições federais de ensino. Em seguida, desbloqueou a metade esse valor, mas cancelou a metade do contingente ainda bloqueado. Na prática, isso representa cerca de R$ 6 milhões bloqueados, dos quais a metade está cancelada. O reitor do IFRN, professor José Arnóbio, explica que a ação mais necessária nesse momento é a mobilização para o desbloqueio e anulação desse cancelamento. "Sem esse recurso, não conseguimos fazer frente às ações de ensino, pesquisa e extensão planejadas". Paralelamente a isso, os gestores seguem buscando redimensionar o planejamento.

Sobre as bancas de heteroidentificação, a pauta foi apresentada pelos professores Gilson Rodrigues e Tulho Santos, representando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/IFRN). O objetivo foi compartilhar com os gestores as questões relacionadas à heteroidentificação e à necessidade da Instituição atuar na construção de justiça social para negras, negros, indígenas e outros grupos que sofreram opressão em razão de cor, raça ou etnia. As reservas de vagas em cursos e concursos foram apresentadas como uma dessas formas, mas também campanhas e eventos que trabalhem para o propósito citado. O professor Gilson destacou o curso "Consolidação das bancas de heteroidentificação: implicaçõs sobre o bicentenário da independência nos dez anos da 'Lei de Cotas'", ofertado em parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN) e o Neabi/IFRN. O curso será ofertado até o final do ano e é fica disponível na íntegra no canal do YouTube IFRN Oficial.

Além dessas pautas, o diretor de Gestão em Tecnologia da Informação, professor André Gustavo, apresentou a nova versão da Plataforma Nilo Peçanha, que fornece dados relacionados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, como número de matrículas. A Plataforma passará a fornecer também informações acerca da Pesquisa e da Extensão. 

Já o pró-reitor de Ensino, professor Dante Moura, e a pró-reitora de Extensão, professora Samira Delgado, falaram aos gestores sobre o programa Qualifica Mais. O programa busca aumentar o número de qualificação profissional ofertada a jovens, unindo diferentes instituições nesse objetivo.

A próxima reunião do Codir/IFRN acontece em julho, no Campus Santa Cruz.