Colégio de Dirigentes debate liderança, gestão e desempenho

Reunião aconteceu nesta segunda e terça-feira, 15 e 16 de julho; pós-graduação e assistência estudantil também compuseram a pauta

Publicada por Max Praxedes em 16/07/2024 Atualizada há 2 dias, 2 horas

Integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN (Codir) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se reuniram nesta segunda e terça-feira, 15 e 16 de julho, na Sala de Atos da Reitoria do Instituto, sob a presidência do reitor, professor José Arnóbio.

Liderança e PGD

O encontro teve início com a oficina “O gestor na educação: lideranças e desafios”, ministrada pela psicóloga Cintia Gouveia, da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor, da Diretoria de Gestão de Pessoas do IFRN. Cintia compartilhou o resultado da sua pesquisa de doutorado, focada em liderança e gestão no IFRN.

Reunião Codir - Julho (2024)

Outra pauta importante foi o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), apresentado pelo administrador Rodrigo Ricely, da Pró-Reitoria de Administração (Proad). Ele destacou as atualizações no sistema de acompanhamento do PGD no IFRN, com o lançamento do módulo PGD 2.0 no Suap, seguindo a Instrução Normativa 24/2023 do Governo Federal. A principal mudança é a criação do Plano de Entregas Setorial, voltado aos setores com servidores em trabalho remoto, que deverão inserir seus planejamentos trimestralmente a partir de agosto.

Desafios orçamentários

Um dos principais temas debatidos foi a assistência estudantil, com destaque para a atualização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), agora abrangendo também estudantes de pós-graduação, desde que haja recursos orçamentários.

Karine Fonseca, assistente social da Diretoria de Gestão em Atividades Estudantis (Digae), apresentou as mudanças instituídas pela Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024, e ressaltou a necessidade de adequação das regulamentações do IFRN.

Reunião Codir - Julho (2024)

A diretora de Gestão em Atividades Estudantis, Valéria Oliveira, abordou os desafios orçamentários para a implementação das novas políticas de assistência estudantil: “Para implementar a mudança, precisamos de implementação do orçamento”, destacou.

O professor Arnóbio mencionou que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) está realizando ações para sensibilizar e promover a ampliação de orçamento junto ao Governo Federal.

A reunião do Codir, além de destacar a importância de fortalecer a liderança e a gestão dentro da instituição, destacou a ações de adequação e modernização em suas políticas e ferramentas para continuar promovendo uma educação de qualidade e inclusiva,

Na terça-feira, João Ramos, representante da empresa "Bibliotheca", apresentou serviços para a modernização das bibliotecas do Instituto. Entre os serviços mostrados estão etiquetas de segurança, sistemas de empréstimos e acompanhamento de acervo, e livre circulação dos espaços.

Novos cursos de Mestrado

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propi), professor Avelino Neto, anunciou o planejamento e avaliação para o lançamento de dois novos cursos de mestrado no Instituto: o Mestrado Profissional em Docência para EPT e o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação.

Avelino explicou as pesquisas e articulações necessárias, além das características dos novos cursos. O IFRN integra, a convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec/MEC), a comissão para elaboração e implantação da Política Nacional de Formação de Professores para a EPT.

Reunião
Reitoria