Saúde do Servidor

Coordenação divulga resultados dos projetos realizados

Prevenção de riscos psicossociais e ações na área de saúde mental seguirão em 2019

Publicada em 21/12/2018 Atualizada há 1 ano

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass), divulgou nesta quinta (27) os resultados dos trabalhos concretizados em 2018. A Coass é um setor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DIGPE) do IFRN. Ela realiza ações na área de promoção e prevenção da saúde e da segurança do trabalho, atende as demandas de perícias oficiais em saúde e atua na área de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).

Segundo a assistente social Valeria Carvalho, em 2018 aconteceu a consolidação da área de Perícia Oficial em Saúde, por meio da criação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/IFRN). A partir de então, os servidores conseguem obter o registro de seu atestado médico/odontológico em todas as unidades do instituto. Ainda no que se refere à área de Perícia Oficial em saúde, destacam-se os atendimentos realizados em relação à prevenção e acompanhamento de servidores em processo de adoecimento. De acordo com Cintia Costa, coordenadora de atenção à saúde do servidor, essas ações são baseadas no acompanhamento dos casos de afastamentos por motivo de saúde, restrições laborais e aposentadoria por invalidez por parte da equipe multiprofissional de atenção à saúde do servidor.

Segurança no trabalho

A área de segurança do trabalho teve como principais atividades em 2018 o acompanhamento dos projetos de adequação dos sistemas preventivos contra incêndio dos campi do IFRN - em fase de aprovação pelo Corpo de Bombeiros -, e a migração dos laudos periciais para efeitos de adicionais ocupacionais do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE) para o SIASS, por determinação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. De acordo com a coordenadora, no ano de 2019, o foco será a prevenção. Para isso, serão realizadas capacitações em Brigada de Incêndio, NR10, NR35; além da IV Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat) que, provavelmente, irá acontecer de 8 a 12 de abril.

Sorriso Prevenido e Saúde mental

O Projeto Sorriso Prevenido, que é uma ação de saúde bucal para os servidores, estagiários, terceirizados e aposentados, atendeu, em 2018, 175 pessoas. Servidores e colaboradores de 18 unidades do IFRN foram contemplados por este serviço. Em 2019, os atendimentos de profilaxia e orientações irão retornar a partir do mês de fevereiro.

Já o projeto de saúde mental tem como principais ações o Plantão Psicológico e o Grupo Terapêutico de Enfrentamento à Ansiedade. No ano em curso, 33 servidores e colaboradores, de 16 diferentes unidades da Instituição, foram atendidos no referido plantão, gerando 86 atendimentos. Além disso, houve a participação de 20 servidores em dois grupos terapêuticos. O serviço do plantão psicológico terá continuidade no ano de 2019, nas cidades de Natal e Mossoró.

De acordo com a coordenadora, em 2019, a Coass continuará investindo em ações na área de prevenção dos riscos psicossociais e iniciará outras na área de saúde mental na escola.

Atendimento em Fonoaudiologia

Em relação às ações de cuidado com a voz, Cintia relata que “14 campi foram contemplados com oficinas de saúde vocal, possibilitando que 409 docentes recebessem instruções sobre essa temática”. Além disso, 7 docentes foram orientados individualmente pela fonoaudióloga, totalizando 27 atendimentos e 26 servidores foram atendidos pela enfermeira do trabalho. “Ressalta-se que o projeto de saúde vocal tem como objetivo contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças da voz relacionadas ao trabalho", acrescenta Cintia.

JICS

Em 2018, a Coass manteve a realização de um dos maiores eventos esportivos do Instituto: os Jogos Intercampi dos Servidores (JICS). Foram 650 participantes divididos em 10 modalidades durante 6 dias de evento. Além disso, foi realizada a 2ª edição do Aberto de Tênis do IFRN, torneio que reuniu 15 servidores de diferentes campi no Aeroclube de Natal nos dias 17 e 18 de novembro. Por fim, a Coass continua apoiando o Projeto de Futebol dos Servidores, que ocorre semanalmente aos sábados no Campus Natal-Central, fornecendo uniformes, bolas, premiação e serviços de arbitragem.

AposentAção

Foi lançado este ano o Programa de Educação para Aposentadoria – AposentAção, que contempla tanto a preparação para aposentadoria, quanto uma educação para este momento.

Demais Ações Sistêmicas:

Além disso, a referida coordenação realizou capacitações em: Brigada de Incêndio (37 servidores), Saúde Mental e Trabalho (15 servidores), Educação Financeira (90 servidores), além dos seguintes eventos: I Encontro da Unidade SIASS/IFRN (40 servidores) e III Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho (53 servidores). A Coass também coordena e fornece apoio ao desenvolvimento dos projetos locais de promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho em todas unidades do IFRN.

extensao
servidores