Esportes

Cerimônia marca abertura dos IX Jogos Intercampi dos Estudantes

Mais de 1.400 atletas de 19 campi participam das competições que acontecem até sábado, 2 de setembro

Publicada por Max Praxedes em 28/08/2023 Atualizada há 10 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) deu início às atividades dos IX Jogos Intercampi dos Estudantes. A cerimônia de abertura, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 28, no campo de futebol do Campus Natal-Central, foi conduzida pela Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis (Digae).

Jogos Intercampi dos Estudantes (2023)

A mesa de abertura foi composta pelo reitor, professor José Arnóbio; os diretores-gerais dos campi Natal-Central e Parnamirim, Jonas Lemos e Paulo Vitor Silva, respectivamente; Valéria Regina, diretora de Gestão de Atividades Estudantis; Renier Dantas, coordenador geral dos Jogos; e José Alexandre do Nascimento, presidente da Rede de Grêmios do IFRN (Regif). Estiveram presentes, também, pró-reitores, diretores-gerais, diretores sistêmicos, diretores acadêmicos, assessores, coordenadores e servidores do Instituto, além de estudantes, familiares e amigos dos atletas.

Durante a cerimônia, desfilaram as delegações de 19 campi envolvidos nas competições das onze modalidades que fazem parte dos Jogos, são elas: Atletismo, Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia e Xadrez.

Jogos Intercampi dos Estudantes (2023)

Um dos momentos mais esperados foi o acendimento da tocha olímpica. A ação foi realizada pelos estudantes Amanda Duarte, Patrick Jesus, Luciana Marques, Mirella Fernandes e Jonas Nascimento, que acendeu a pira. Coube ao estudante Leonardo Souza, que também é do Campus Natal-Central, fazer o juramento dos atletas.

Jogos Intercampi dos Estudantes (2023)

Entusiasmado com os Jogos, o atleta Denilson Souza, que cursa o último ano do Técnico em Agropecuária no Campus Apodi, irá competir na modalidade Handebol e considera que a prática esportiva é transformadora na vida dos alunos. A expectativa do estudante é que sua equipe seja campeã da modalidade.

O desejo não muda para Maria Vitória Paiva, aluna do Curso Técnico em Têxtil no Campus Caicó. A atleta irá competir no voleibol feminino e espera ser bicampeã, já que sua equipe ganhou nos Jogos de 2022. Vitória destacou que a experiência em participar dos Jogos é muito proveitosa. "Espero que seja tão incrível quanto foi o ano passado. Está tudo bem organizado, como sempre, está sendo muito legal compartilhar isso com os meus colegas", disse.

Jogos Intercampi dos Estudantes 2023

A edição deste ano, que acontece até sábado, 2 de setembro, tem 1.490 estudantes inscritos, superando as 1.233 inscrições da última edição, realizada em 2022. Com sede nos campi Natal-Central e Parnamirim e atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no evento serão disputadas as modalidades individuais de: Atletismo, Judô, Natação e Tênis de Mesa; e as modalidades coletivas: Basquetebol, Futebol, Futsal, Handebol, Voleibol, Xadrez e Vôlei de Praia.

Os Jogos buscam introduzir na vida dos estudantes a importância de uma vida saudável, através da prática esportiva. Além disso, as atividades objetivam ampliar o intercâmbio sociocultural e esportivo entre os campi do Instituto e contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, democrático, autônomo e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania, através do esporte, para o desenvolvimento de uma cultura de saúde e do lazer.

Acesse:

Jogos Intercampi