Jogos estudantis

Cerimônia de abertura do Intercampi lota ginásio de Currais Novos

Primeiro dia de disputa foi marcado pela integração dos campi

Publicada em 28/06/2017 Atualizada há 1 ano

Ginásio Geraldão foi palco da abertura oficial

Abrindo a sexta edição dos Jogos Intercampi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), o Campus Currais Novos foi espaço da partida de basquete masculino entre as seleções do IFRN – São Paulo do Potengi e IFRN – Santa Cruz. Ao mesmo tempo, o Aeroclube da cidade sediava a disputa entre os Campi Caicó e Parnamirim, no voleibol feminino, e o ginásio Geraldão, recebia a partida de futsal feminino entre as meninas de Santa Cruz e as donas da casa, tudo isso às 10h. Pelo resto da manhã, a estes jogos seguiram-se partidas entre diversos outros campi, nas mesmas modalidades. Aqui, a tabela de resultados do primeiro dia de competição.

A tarde, que foi quente dentro e fora das quadras, contou com a intensa participação e estímulo das torcidas, dando às partidas uma energia ainda maior. Foram 21 disputas: no Campus Currais, dividido entre a quadra e a arena, rolou basquete, handebol e vôlei de areia; no Geraldão, futsal; na Escola Municipal Professor Humberto Gama (PHG), os atletas disputaram o individual e as duplas do tênis de mesa; já o Aeroclube recebeu o vôlei de quadra; e o Estádio Bezerrão foi palco de três jogos de futebol masculino.

Cerimônia

Também no Ginásio da cidade aconteceu, às 20h, a cerimônia de abertura oficial dos jogos. Com desfile dos atletas e o discurso das autoridades presentes, o IFRN recepcionou as comitivas, dando-lhes boas-vindas. Abrindo as falas, o professor Dário Maia saudou os presentes, falando sobre cordialidade e sucesso. Andreilson Oliveira, diretor-geral do Campus Currais Novos, saudou a mesa, cumprimentou o público presente e, emocionado, falou sobre os esforços do planejamento para concretizar, “com garra, determinação e muito esporte”, a oportunidade de realizar o Intercampi. Destacando o respeito aos adversários e às regras, “dentro da competitividade e honestidade, do trabalho em equipe e individual, dentre outros valores”, Andreilson falou sobre a experiência como estudante da então Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte e sobre a vida de atleta, no handebol. “Hoje, como servidor dessa casa, muito me orgulha e emociona poder fazer parte do Campus que sedia essa fase final, pois tenho a sorte de viver esse momento, e sou um apaixonado pelo esporte”, declarou o diretor.

O prefeito da cidade, Odon Jr., falou sobre a importância de um evento do porte do Intercampi para Currais: “fizemos os esforços necessários para que prefeitura apoiasse esse evento tão importante. Além de envolver a questão da integração acadêmica, para o nosso município é uma satisfação contar com a visita de vocês: durante a semana inteira, a economia da cidade está movimentada, seja nos restaurantes, pousadas ou na parte turística do nosso município. Então, sejam bem-vindos a Currais Novos, terra que recebe muito bem as pessoas”, disse.

Fechando as falas da noite, o professor Wyllys Tabosa, reitor do IFRN, celebrou a realização do evento, “com 21 campi, não é tarefa fácil, mas é uma tarefa Impossível, se feita com gente de competência”. Em suas palavras, Wyllys fez um resgate histórico: “o esporte é uma marca de toda nossa instituição. Ao longo de nossos 100 anos, sempre nos apresentamos nas diversas modalidades esportivas. Além disso, faz parte do processo de formação dos nossos estudantes esse momento de congraçamento, que serve ainda de preparação para Jogos do Nordeste”. Finalizando seu pronunciamento, disse: “para todo o Rio Grande do Norte e para o Brasil, ficam as marcas de competência, inteligência e  responsabilidade do IFRN. O que nós vamos ver nesses dias é justamente o trabalho desenvolvido por todos: o conhecimento e a compreensão do nosso corpo; a compreensão de que a mente humana é capaz de fazer, de sua forma mais solidária”.

Ao final do evento, alunos do Campus Mossoró fizeram uma apresentação cultural, saudando os atletas e desejando uma disputa cordial.

Para saber mais

Os jogos, que reúnem 1.400 alunos de 20 campi do RN, seguem até a sexta, quando acontecem as finais. A programação completa está disponível aqui.

servidores