Ensino
Caravana visita campi para discutir ofertas na Educação de Jovens e Adultos
Visitas, com momentos de escuta, análise e articulação, acontecem entre abril e maio
Publicada por Renan Gabriel em 14/04/2025 ― Atualizada em 14 de Abril de 2025 às 12:18
Teve início, no dia 9 de abril, a caravana de revisão das ofertas dos cursos da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) nas modalidades Formação Inicial e Continuada (FIC) e Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A iniciativa é promovida pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e tem como objetivo a construção coletiva das diretrizes institucionais para as ofertas nos anos letivos de 2024 e 2025.
Segundo Anna Catharina Dantas, pró-reitora de ensino, a ação, que segue até o dia 8 de maio, consiste em visitas presenciais aos campi do IFRN, promovendo momentos de escuta, análise e articulação com as equipes pedagógicas e de gestão de cada unidade. “Durante os encontros, são apresentados diagnósticos, propostas de diretrizes e elementos estruturantes da oferta dos cursos, buscando alinhar a política institucional às demandas regionais e à realidade dos públicos da EJA-EPT”, disse ela.

A revisão integra um processo mais amplo, que compreende etapas como: análise de viabilidade, projeção de ofertas no Suap, elaboração de propostas, interlocução mediada com os campi, envio de minutas pós-visita e realização do Fórum de Validação das Diretrizes, previsto para os dias 25 e 26 de junho , no Campus Parnamirim.
“Estamos muito felizes em iniciar essa caravana, que é um momento importante de escuta e construção coletiva. Nosso objetivo é alinhar as ofertas da EJA-EPT com as realidades de cada campus e com as necessidades dos nossos estudantes”, finalizou Anna.
Cronograma
A caravana percorre os 22 campi do IFRN, durante cinco semanas, sendo:
- Semana 1: Parnamirim, Canguaretama, Lajes e São Paulo do Potengi;
- Semana 2: Natal-Centro Histórico e Natal-Central;
- Semana 3: Jucurutu, Caicó, Parelhas, Currais Novos, Santa Cruz e Nova Cruz;
- Semana 4: São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau e Natal-Zona Norte;
- Semana 5: Natal-Zona Leste, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Ipanguaçu.