Oportunidade
Capes divulga edital para o Programa Ciência sem Fronteiras
As novas chamadas são para a graduação-sanduíche em 21 países
Publicada em 18/08/2014 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O Programa Ciência sem Fronteiras anunciou nesta sexta-feira (15), as novas chamadas para a graduação-sanduíche em 21 países de destino, entre eles: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia. As inscrições vão até o dia 30 de setembro, no site do programa.
Entre os requisitos obrigatórios para todas as chamadas estão obter nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009; apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino; ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos; e ser homologado pela instituição de ensino superior (IES) de origem (mérito acadêmico).
É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa. Aos alunos da área de saúde, é necessário verificar as exigências específicas de cada umas das chamadas. Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico, há chamadas que aceitarão somente alunos do ciclo básico e há países que não aceitarão alunos da área da saúde.
Benefícios
A bolsa concedida aos candidatos
selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no
país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio
instalação, seguro-saúde (pago no país de destino), auxílio deslocamento
para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para
compra de computador portátil ou tablet. A interlocução com o programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para
candidatos com dificuldades no acesso ao formulário de inscrições,
deverá ser realizada via protocolo Fale Conosco.
Acesse as chamadas.
- Palavras-chave:
- ensino