Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENSINO A DISTÂNCIA

Campus sedia encontro de atenção à saúde do servidor

Evento fortalece a presença do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) no IFRN

Publicada em 23/10/2018 Atualizada há 1 ano

Palestra de encerramento: ”Acolhimento do periciado: a escuta da dor o outro”

Campus Ensino a Distância sediou, nos dias 18 e 19 de outubro, o I Encontro da Unidade SIASS do IFRN. O evento, que é voltado para servidores administrativos e peritos que atuam na unidade, visa fortalecer a presença do SIASS na Instituição.

Com uma programação que englobou palestras, oficinas e mesas-redondas, o encontro buscou fazer uma análise do primeiro ano de atuação da unidade no IFRN, reunindo seus servidores para unificar e aprimorar o atendimento já realizado.

Na palestra ”Constatação de deficiências: do mundo das leis ao mundo real”, o neurologista Paulo Santiago Brito falou sobre as implicações legais que envolvem o diagnóstico e a deliberação da perícia oficial, questão bastante relevante identificada a partir do levantamento realizado durante o ano. De acordo com o especialista, ”a legislação é muito subjetiva, porém não cabe ao médico fazer a interpretação e sim somente sua leitura”.

No encerramento, o Encontro contou com a palestra ”Acolhimento do periciado: a escuta da dor do outro”, ministrada pela psicóloga Andréa Oliveira. Nesse momento, os participantes foram colocados em uma dinâmica de grupo onde relataram a situação de maior dor de um periciado que já presenciaram. A partir da reflexão, a professora e mestre em Psicologia pela UFRN iniciou uma explicação sobre os sentimentos e as dificuldades que o periciado enfrenta.

De acordo com Cintia Gouveia Costa, Coordenadora de Atenção à Saúde do Servidor e uma das organizadoras do evento, ”a satisfação do servidor no atendimento é a parte chave do encontro. Nós buscamos melhorar a qualidade do atendimento oferecendo o máximo de ferramentas possíveis”.

Sobre o SIASS

O Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor é responsável por organizar e executar os diversos programas voltados para a saúde dos servidores da administração pública federal. Dentre essas ações estão a investidura em cargos públicos, assistência à saúde, perícia oficial, prevenção, promoção e acompanhamento da saúde do servidor.

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas