Campus São Paulo do Potengi
Campus São Paulo do Potengi prorroga até 15/2 inscrições para concurso de poemas
Concurso é voltado a estudantes de escolas de Educação Básica e professores orientadores.
Publicada em 26/12/2016 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:47

Foram prorrogadas as inscrições para o concurso de poemas promovido pelo Campus São Paulo do Potengi durante a primeira edição da Exposição Científica e Tecnológica (I Expotec) da Instituição, que acontecerá de 6 a 8 de março de 2017. O concurso é direcionado a estudantes de escolas de Educação Básica e seus professores orientadores. Com a prorrogação, o prazo de envio dos poemas vai até 15 de fevereiro de 2017.
Intitulado Há poesia na cidade sustentável, o concurso é dividido em três categorias, de acordo com os níveis de ensino da Educação Básica: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Para concorrer, o estudante deve produzir um poema sobre a temática proposta na I Expotec - Cidades sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos -, preencher a ficha de inscrição, disponível em link ao final deste texto e ter um professor orientador, que deverá encaminhar o poema e as demais informações da ficha de inscrição para o e-mail expotec.spp@ifrn.edu.br.
Na produção, o candidato deve considerar o conteúdo temático - Cidades sustentáveis: desafios científicos e tecnológicos -, a estrutura composicional (título, versos, estrofes) e o estilo (escolhas linguísticas, efeitos sonoros, rimas).
Quanto à formatação, o poema deve estar digitado em uma folha A4, margens 3cm, fonte Times New Roman, 12, não exceder o limite de tamanho de uma lauda e estar no formato PDF.
Quanto à formatação, o poema deve estar digitado em uma folha A4, todas as margens em 3cm, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 cm, não exceder o limite de tamanho de uma lauda e estar no formato PDF.
Os critérios de avaliação utilizados para definir os vencedores serão: focalização da temática do evento, adequação ao gênero poema, marcas de autoria e convenções da escrita para esse gênero.
Os objetivos do concurso são os de estimular a produção textual no gênero poema; resgatar observações, conhecimentos e sentimentos sobre a cidade, numa perspectiva sustentável diante dos desafios científicos e tecnológicos; possibilitar um olhar novo e original sobre a cidade a partir do tema; além de fortalecer conceitos relativos à produção de poemas: atendimento ao tema proposto, adequação ao gênero (sonoridade, rimas e seleção lexical), marcas de autoria, observância das convenções de escrita da língua portuguesa.
O poema vencedor será exposto e lido na I Expotec do Campus São Paulo do Potengi e os autores vencedores terão uma premiação surpresa.