Campus São Paulo do Potengi celebra 25 anos da adutora Monsenhor Expedito

Solenidade contou com a presença de representantes de órgãos públicos e religiosos

Publicada por Cecilia Melo em 16/05/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Campus São Paulo do Potengi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, na última terça-feira, 14, a solenidade de 25 anos da chegada das águas na adutora Monsenhor Expedito ao município. O evento contou com apresentações culturais e homenagens ao Monsenhor Expedito que, em vida, trabalhou pela chegada das águas na região.

A mesa de abertura foi composta pelo diretor-geral do Campus, Renato Dantas; pelo governador do Rio Grande do Norte em exercício, Walter Alves; do governador do estado entre 1995 e 2002, Garibaldi Alves; pelo prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto; pelo representante da câmara dos vereadores, Allysson Lindario; pelo arcebispo emérito da Igreja Católica, Dom Jaime Vieira; pelo pároco de São Paulo do Potengi, Monsenhor Ramos; pelo representante do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), Procópio Lucena; e pelo assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do estado (SEMARH), Carlos Nobre.

25 anos da adutora SPP

Importância

Para o professor Renato Dantas, o momento foi histórico para o Campus, que abriga diversas pesquisas envolvendo os recursos hídricos da região: “A água é um tema de pesquisa muito predominante aqui, em nosso Campus, em virtude das pesquisas, dos cursos oferecidos e do contexto que nos rodeia. Então, para a gente, foi importante demais sediar esse momento e ter a oportunidade de dialogar e entender as perspectivas futuras do fortalecimento da adutora”, disse.

25 anos da adutora SPP

Água: fonte de ensino

A unidade do IFRN em São Paulo do Potengi conta com o curso técnico de Meio Ambiente, nas modalidades integral e subsequente. De acordo com o coordenador do curso, Bruno Barbalho, a grade curricular aborda temas referente à água e à própria adutora, que impacta a vida dos moradores. “A adutora é muito importante, do ponto de vista ambiental e social. Compreendo que os dois pontos devem ser tratados ao mesmo tempo, pois, quando você traz água para uma região, também está melhorando a qualidade de vida das pessoas que vivem ali”, informou.

São Paulo do Potengi
Adutora