Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN celebra dez anos de inauguração
Comemoração

Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN celebra dez anos de inauguração

23/12/2022 - A data foi comemorada em solenidade na última terça-feira, 20 de dezembro

Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN celebra dez anos de inauguração

Em solenidade comemorativa pelos 10 anos da instituição, alunos e servidores fazem foto histórica na escadaria de entrada do Campus. Foto: Patrícia Mesquita

O Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) iniciou suas atividades acadêmicas em junho de 2011, com a oferta do Curso Técnico Subsequente em Redes de Computadores. No entanto, oficialmente, foi inaugurado em 5 de dezembro de 2012, por meio do processo de expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil.

Atualmente, conta com três cursos técnicos na modalidade integrada (Informática, Logística e Edificações), um técnico subsequente (Edificações), três no nível superior (Tecnologia em Logística, Tecnologia em Redes de Computadores e Engenharia de Produção) e dois em nível de pós-graduação lato sensu (Educação e Contemporaneidade e Gerenciamento de Obras). Além desses, tem ofertado cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos fomentados pelo Pronatec, como o Programa Mulheres Mil.

Em sua primeira década de atividades desenvolvidas, 6.686 estudantes se matricularam no Campus, tendo este já encaminhado ao mercado de trabalho 3.483 profissionais nos eixos tecnológicos de gestão e negócios, infraestrutura e comunicação. Nesse período de contribuição com a sociedade são-gonçalense e região, o Campus desenvolveu 240 projetos de pesquisas, 740 trabalhos acadêmicos publicados, 85 projetos de extensão e ainda proporcionou a seus estudantes a oportunidade de inserção no mundo do trabalho por meio de 404 estágios, 150 aprendizagens e 122 práticas profissionais efetivas, consolidando, assim, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão prevista no Artigo 207 da Constituição Federal de 1988.

Solenidade de Comemoração

Na última terça-feira, 20 de dezembro, a comunidade acadêmica realizou uma solenidade festiva em alusão aos dez anos. Para participar do primeiro Encontro de Egressos, foram convidados ex-alunos e antigos servidores, protagonistas na construção da história do Campus.

Além desses, compuseram a mesa de convidados: o secretário estadual de Educação, professor Getúlio Marques Ferreira; o atual reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho; o primeiro reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, pedagoga Luisa de Marilac de Castro Leite; o prefeito do município de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Daniel de Paiva; e o primeiro aluno matriculado em curso técnico do Campus, Anderson Rafael Melo da Silva.

Nos discursos, foi unânime o reconhecimento pelo papel social da instituição e a alegria por fazer parte dessa história. “Meu sentimento é de gratidão por todos e todas que contribuíram, cada um ao seu modo, para fazer do Campus São Gonçalo esse espaço de excelência em educação”, declarou Marilac Castro.

Carta à comunidade de São Gonçalo do Amarante

A comunidade acadêmica do Campus reafirma o compromisso assumido na sua primeira década de buscar o cumprimento pleno do que propõe seu Projeto Político Pedagógico, vislumbrando, sobremaneira, o desenvolvimento e a transformação dos recursos humanos e tecnológicos de São Gonçalo do Amarante e região.

Nesse contexto, foi realizada uma plenária com participação de alunos e servidores na tarde da terça-feira. O objetivo foi a construção da Carta à comunidade de São Gonçalo do Amarante, de forma a ratificar as intenções perante a sociedade para os próximos dez anos.

Acesse

Carta à comunidade de São Gonçalo do Amarante

Ações do documento

Página em carregamento