Gestão
Campus Santa Cruz recebeu VIII Encontro de Comunicadores do IFRN
Evento contou com palestras, oficina prática e momentos de troca entre os setores de comunicação da instituição
Publicada por Max Praxedes em 15/05/2025 ― Atualizada em 15 de Maio de 2025 às 17:00
Entre os dias 12 e 14 de maio de 2025, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, no Campus Santa Cruz, a oitava edição do Encontro de Comunicadores da instituição. Promovido pela Diretoria Sistêmica de Comunicação Institucional (Dici), o evento reuniu servidoras e servidores que atuam nos setores de comunicação dos campi e da Reitoria, com o objetivo de fortalecer a integração da equipe, ampliar conhecimentos e discutir práticas da comunicação pública e institucional em rede.
A edição deste ano teve como tema “Outros olhares para a comunicação institucional”, destacando a importância de refletir sobre representações, estratégias e ferramentas utilizadas no cotidiano dos profissionais da área. A programação incluiu palestras, roda de conversa, oficina prática e momentos de confraternização, incentivando o compartilhamento de saberes e a construção colaborativa de soluções para os desafios comuns às equipes que atuam no IFRN.
Reflexões estratégicas sobre marca, diversidade e presença digital
A abertura do evento foi marcada pela recepção da equipe do Campus Santa Cruz, anfitrião desta edição. Para a coordenadora de Comunicação e docente da unidade, Bruna Lucena, o momento representou aprendizado e troca: “foi um prazer receber o VIII Encontro de Comunicadores em Santa Cruz. Estou há pouco tempo no setor de Comunicação, mas participar deste evento foi uma experiência formativa valiosa. Foi uma oportunidade de aprender com as vivências de colegas de outros campi, compartilhar o que temos construído localmente e fortalecer os vínculos da nossa rede. Continuamos de portas abertas para novas edições do Encontro”, declarou.
Conduzida por Lilian Muneiro, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a primeira palestra da programação tratou da construção de marca em instituições públicas de ensino. Para ela, o encontro reforçou o papel estratégico das equipes de comunicação: “estar entre os assessores do IFRN foi um privilégio. Conhecer diferentes realidades do estado nos permite vislumbrar novos fazeres e valorizar nossas ações. O encontro evidenciou a responsabilidade que temos ao comunicar a marca da instituição e dialogar com públicos diversos. Também destaco a escuta atenta da Direção de Comunicação, que fortalece a integração entre as equipes e fomenta uma ecologia comunicativa. Eventos como este renovam o ânimo e nos lembram da nossa missão: dar luz às outras pessoas”, afirmou.
Na mesma ocasião, os professores Juciano Lacerda e Maurício da Silva, ambos da UFRN, realizaram uma apresentação intitulada “Divulgação de projetos e a experiência do Lais-UFRN”, compartilhando estratégias de comunicação científica e divulgação institucional desenvolvidas no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais). A apresentação destacou práticas colaborativas entre equipes multidisciplinares e o papel da comunicação na aproximação com a sociedade.

No segundo dia de programação, a professora do IFRN Nadia Farias conduziu a palestra “Desconstruindo narrativas únicas: representações plurais e interseccionalidades na comunicação institucional”. A apresentação trouxe reflexões sobre como as narrativas institucionais estruturam olhares, comportamentos e lugares de subalternidade, especialmente em relação à população negra: “me senti honrada em participar de um momento tão importante. Em um cenário nacional marcado por ondas crescentes de racismo, parar para discutir a produção de material comunicacional foi um marco para a nossa instituição. Contribuir com esse debate, refletindo sobre a construção histórica das narrativas e sobre a necessidade de estratégias mais plurais e inclusivas, foi de suma importância. O diálogo promovido apontou caminhos para que os conteúdos institucionais representem com mais efetividade a diversidade presente dentro e fora do IFRN”, avaliou.

A atuação institucional nas redes sociais foi o foco da palestra conduzida por Tathiana Udre, representante do Sebrae-RN, intitulada “Presença digital de marcas e campanhas voltadas para redes sociais”. Com ênfase na produção de conteúdo e no posicionamento estratégico, Tathiana destacou: “em nome do Sebrae-RN, agradeço imensamente pela oportunidade de contribuir com o debate sobre presença digital. Apresentei exemplos práticos sobre posicionamento nas redes, marketing digital, produção de conteúdos técnicos e uso de formatos diversos de mídia. Percebi que a escolha dos assuntos e o formato do evento favoreceram uma troca ampla entre os participantes, ampliando as possibilidades de pensar novos caminhos para a comunicação institucional e fortalecendo a gestão da marca IFRN”.

Ainda durante o evento, foi realizada uma oficina de edição de vídeos no aplicativo CapCut, conduzida por Luciano Vagno, com foco na produção audiovisual voltada para redes sociais. As atividades foram encerradas com uma roda de conversa entre os participantes, mediada pela diretora de Comunicação Institucional do IFRN, Clara Bezerra, que destacou a relevância do encontro como espaço de formação e integração: “o Encontro de Comunicadores é essencial para fortalecer nossa capacitação e garantir que o trabalho na comunicação institucional seja cada vez mais ético e responsável. Também é um espaço importante para reforçar a união do grupo e impulsionar o desenvolvimento das ações necessárias”, pontuou.

Ao final das atividades, a oitava edição do Encontro reafirmou o compromisso do IFRN com uma comunicação institucional ética, colaborativa e atenta às diversidades do território potiguar. A troca entre os profissionais fortaleceu o sentimento de pertencimento e a busca por práticas comunicacionais mais humanas, criativas e conectadas com os valores da educação pública.
- Palavras-chave:
- Gestão Dici Evento Comunicação Institucional Campus Santa Cruz