Pau dos Ferros

Campus realiza formatura de três cursos técnicos

Mais de 150 técnicos em Alimentos, Apicultura e Informática receberam seus diplomas

Publicada em 16/01/2020 Atualizada há 1 ano

Centenas de pessoas prestigiaram a solenidade Foto: Jalon Medeiros

Eles ingressaram no IFRN em 2016. De lá para cá, após cumprirem em média 4.000 horas de estudos de disciplinas do ensino médio e técnico, mais de 150 concluintes de seis turmas participaram da Solenidade de Formatura. Para muitos, a cerimônia é a coroação de um sonho: formação acadêmica, profissional e humana no Instituto Federal; sonho estendido a familiares dos formandos.

Um deles é o caso de D. Raimunda Calixto da Silva, mãe da formanda Idaiana Calixto da Silva, de Portalegre (RN). Dona Raimunda é doméstica e, quando consegue tempo, ajuda o seu esposo, Raimundo Nonato da Silva, na agricultura, atividade de onde tiram o sustento da família, que é complementado através da participação de Idaiana como bolsista da Biblioteca através do Programa de Assistência Estudantil do IFRN. Raimunda relata a emoção de ver a filha formada no IFRN: “Eu me sinto muito orgulhosa e feliz por minha filha ter se formado numa escola federal. Isso é um sonho de todas as mães, assim como foi o meu, que foi realizado nesta noite”, comenta a mãe da mais nova técnica em Apicultura, que também comemora: "Ver todos aqui felizes por ter conseguido completar mais essa etapa, e saber que todos nós nos esforçamos bastante por esse diploma, é um momento não só de reflexão, mas também de alegria pela realização dessa conquista".

A mesa diretiva contou com a presença da Reitora em Exercício, Professora Régia Lúcia Lopes; da Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Francimar da Silva; da Diretora Acadêmica do Campus, a Pedagoga Amélia Cristina Reis e Silva; do Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo, além de coordenadores de cursos, patronos e paraninfos.

Instalada a solenidade, o formando Yanick Noah de Carvalho Inocêncio, do Curso de Apicultura, proferiu o juramento protocolar, sendo seguido pelos colegas. Na sequência, a formanda Maria Paula Monteiro Pereira, do curso de Alimentos, solicitou o diploma em nome dos demais formandos.

Realizada a entrega simbólica de diplomas, o cerimonial procedeu com a outorga das láureas acadêmicas, concedendo certificado de distinção às estudantes: Maria Jossana Ferreira Leite, do curso de Alimentos; Maria Kaliane de Oliveira Pereira, do curso de Apicultura e Maria Eliza Gurgel Fernandes, do curso de Informática.

A professora Régia Lopes encerrou a cerimônia saudando os formandos: “Que vocês, meus jovens, estejam sempre à frente de seu tempo. Que continuem sempre buscando o conhecimento, pois esse, ninguém lhes tira. (...) Que tenham sucesso na vida e sejam muito felizes”. A sessão solene de formatura, que contou com mais de 900 pessoas, aconteceu no Ginásio Poliesportivo do Campus.

extensao