Campus Pau dos Ferros sedia reunião do Colégio de Dirigentes

Encontro aconteceu nesta segunda e terça-feira

Publicada em 25/09/2018 Atualizada há 1 ano

Reunião da segunda-feira, 24 de setembro. Foto: Marcílio Carvalho

Aconteceu durante a tarde desta segunda-feira (24) e na manhã desta terça (25) a 8ª Reunião do Colégio de Dirigentes do IFRN (CODIR), desta vez, sediada no Campus Pau dos Ferros. O encontro reuniu equipe da reitoria, das pró-reitorias, das direções gerais e de diretorias sistêmicas.

A reunião teve início com a apresentação do Certificado de Auditoria Anual de Contas 2017 do IFRN, consideradas regulares pela Controladoria Geral da União (CGU). "É algo que a gente vem buscando há muito tempo no Instituto, de reconhecimento do trabalho realizado", declarou a auditora chefe da Instituição, Walkyria Teixeira.

Após essa apresentação, o grupo discutiu a minuta do documento sobre flexibilização da jornada de trabalho dos técnico-administrativos, que teve como base o Acórdão 3510/2018 do Tribunal de Contas da União (TCU), como também as orientações da Secretaria de Controle Externo (Secex/RN) do TCU. O documento havia sido debatido na reunião anterior do Codir e levado pelos diretores-gerais para análise das comunidades dos campi. A auditora trouxe o levantamento dos questionamentos encaminhados pelos servidores, com as respostas às questões abordadas. Após essas análises, a portaria será publicada e os itens contidos no documento servirão de base para as direções verificarem a viabilidade da aplicação da flexibilização da carga horária dos técnicos-administrativos. A flexibilização será aplicada às atividades que possuam as condições necessárias para manter atendimento de forma contínua.

Ainda na pauta, houve o debate sobre a contratação de profissionais para apoio a pessoas com deficiência (PCD), o que despertou discussão sobre os desafios da Instituição para incluir de forma efetiva os estudantes com deficiência. Em razão de não possuir o quadro de servidores necessários para esse atendimento, a opção seria contratar pessoas para desenvolverem atividades como transcritor de braille, ledor, cuidador educação especial e psicopedagogo clínico, o que geraria um investimento de cerca de 9 milhões de reais para o Instituto. Para analisar melhor as necessidades e implicações dessa contratação, será criado um grupo de trabalho sob a coordenação da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

Ainda na manhã da segunda-feira, um grupo de alunos, acompanhados pela psicóloga do Campus Pau dos Ferros, Shirllane Nunes, realizou uma intervenção de visibilidade à Campanha Mundial Setembro Amarelo, que traz ações de valorização da vida. O grupo fez a entrega de mensagens motivacionais para os participantes da reunião. Na terça-feira (25), antes do início da reunião, houve uma visita ao apiário do Campus, que oferta o curso Técnico de Apicultura.

Reitoria no Campus
Na sequência, no turno vespertino, a unidade de Pau dos Ferros recebeu o projeto Reitoria no Campus, no qual estudantes e servidores conversam sobre soluções compartilhadas para os desafios da Instituição. Nesta quarta, a reunião acontece no Campus Apodi.

SOBRE O CODIR
O Colégio de Dirigentes (Codir), integrante da administração superior da Instituição, tem funções consultivas sobre matérias administrativas, sendo um espaço de debates entre reitor, como presidente; pró-reitores; diretores-gerais dos campi e os diretores dos campi avançados; além dos diretores sistêmicos. As reuniões do Colégio de Dirigentes ocorrem no final de cada mês, com data combinada na reunião anterior.