pandemia

Campus Pau dos Ferros produz insumos contra a Covid-19

Já foram distribuídos cerca de 10 mil litros de saneantes e 2 mil protetores faciais estão em produção

Publicada em 03/02/2021 Atualizada há 1 ano

Insumos são produzidos no Campus Pau dos Ferros

Desde que a pandemia do novo coronavírus foi decretada, os servidores do IFRN não pararam com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, que abarcaram ações de enfrentamento à Covid-19. Em março de 2020, quando anunciado o estado de pandemia, o Campus Pau dos Ferros do Instituto recebeu o resultado da aprovação do Projeto Emergencial Covid-19, via seleção na Rede Federal pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), através do Edital nº 07/2020-PROEX/IFRN - Registro de Programas e Projetos com Fomento Externo, intermediado pelo IFRN.

O projeto objetiva a produção de saneantes e equipamentos de proteção individual (EPIs), atendendo a comunidade interna e externa, incluindo profissionais de instituições de segurança e de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. Os aportes financeiros para subsídio dos projetos aprovados foram oriundos da Setec. O Campus fez uso de R$ 66.769,89, tendo sua execução de 12 de maio de 2020 a 31 de janeiro de 2021, contabilizando produtos conforme detalhamento:

Produtos

Beneficiados

Quantidades

Detergentes

Comunidade acadêmica interna de vários campi do IFRN e estudantes de famílias de baixa renda.

5.000 litros

Desinfetantes

5.000 litros

Protetores faciais

1) Profissionais de instituições de saúde e segurança da linha de frente no combate à Covid-19 de Pau dos Ferros e Região:
1.1) Hospitais e postos de saúde;
1.2) Corpo de Bombeiros e presídio; e
1.3) Servidores dos campi: Pau dos Ferros, Apodi e Mossoró.

2.000 unidades
(produção em andamento)

A coordenadora do projeto, Débora Karina da Silva Guimarães, que atua como profissional de Química e técnica de laboratório no IFRN, comemora: “mesmo com as limitações e dificuldades encontradas, conseguimos entregar resultados do projeto. É gratificante contribuir socialmente com o nosso conhecimento”.

Débora ainda pontua a importância do apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: “esse projeto foi de grande relevância e a iniciativa da Setec em destinar recursos para subsidiar os trabalhos foi fundamental para que tivéssemos condições necessárias à produção desses insumos, que são de grande importância no combate à disseminação do vírus”, complementa a Coordenadora.

Equipe

A equipe do projeto é formada por Débora Karina da Silva Guimarães (coordenadora), Francisco Vieira Sales Júnior (coordenador de Extensão), Alriberto Germano da Silva, Caio Patrício de Souza Sena, Elenilson Vieira da Silva Filho, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Francisco Marcilio de Carvalho França, Irlan Arley Targino Moreira, Joyce Kelly da Silva Matias, Kaio Henrique Fonseca Dantas, Luís Rodrigues da Silva Filho, além dos bolsistas do curso de Licenciatura em Química: Antônio Maria de Carvalho Pessoa e Francisco Edgleison Alves Oliveira.

extensao
servidores