pandemia
Campus Pau dos Ferros produz insumos contra a Covid-19
Já foram distribuídos cerca de 10 mil litros de saneantes e 2 mil protetores faciais estão em produção
Publicada em 03/02/2021 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:54

Desde que a pandemia do novo coronavírus foi decretada, os servidores do IFRN não pararam com as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, que abarcaram ações de enfrentamento à Covid-19. Em março de 2020, quando anunciado o estado de pandemia, o Campus Pau dos Ferros do Instituto recebeu o resultado da aprovação do Projeto Emergencial Covid-19, via seleção na Rede Federal pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC), através do Edital nº 07/2020-PROEX/IFRN - Registro de Programas e Projetos com Fomento Externo, intermediado pelo IFRN.
O projeto objetiva a produção de saneantes e equipamentos de proteção individual (EPIs), atendendo a comunidade interna e externa, incluindo profissionais de instituições de segurança e de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19. Os aportes financeiros para subsídio dos projetos aprovados foram oriundos da Setec. O Campus fez uso de R$ 66.769,89, tendo sua execução de 12 de maio de 2020 a 31 de janeiro de 2021, contabilizando produtos conforme detalhamento:
Produtos | Beneficiados | Quantidades |
Detergentes | Comunidade acadêmica interna de vários campi do IFRN e estudantes de famílias de baixa renda. | 5.000 litros |
Desinfetantes | Comunidade acadêmica interna de vários campi do IFRN e estudantes de famílias de baixa renda. | 5.000 litros |
| 1) Profissionais de instituições de saúde e segurança da linha de
frente no combate à Covid-19 de Pau dos Ferros e Região: |
|
A coordenadora do projeto, Débora Karina da Silva Guimarães, que atua como
profissional de Química e técnica de laboratório no IFRN, comemora: “mesmo com
as limitações e dificuldades encontradas, conseguimos entregar resultados do
projeto. É gratificante contribuir socialmente com o nosso conhecimento”.
Débora ainda pontua a importância do apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica: “esse projeto foi de
grande relevância e a iniciativa da Setec em destinar recursos para subsidiar
os trabalhos foi fundamental para que tivéssemos condições necessárias à
produção desses insumos, que são de grande importância no combate à
disseminação do vírus”, complementa a Coordenadora.
Equipe
A equipe do projeto é
formada por Débora Karina da Silva Guimarães
(coordenadora), Francisco Vieira Sales Júnior (coordenador de
Extensão), Alriberto Germano da Silva, Caio Patrício de Souza Sena, Elenilson
Vieira da Silva Filho, Emanuel Neto Alves de Oliveira, Francisco Marcilio de
Carvalho França, Irlan Arley Targino Moreira, Joyce Kelly da Silva Matias, Kaio
Henrique Fonseca Dantas, Luís Rodrigues da Silva Filho, além dos bolsistas do
curso de Licenciatura em Química: Antônio Maria de Carvalho Pessoa e Francisco
Edgleison Alves Oliveira.
- Palavras-chave:
- ensino extensao servidores