Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus Pau dos Ferros abre cadastro para curso de produção em saboaria artesanal
Extensão

Campus Pau dos Ferros abre cadastro para curso de produção em saboaria artesanal

08/10/2021 - Capacitação gratuita é extensiva à comunidade

Campus Pau dos Ferros abre cadastro para curso de produção em saboaria artesanal

Para participar é preciso efetuar cadastro online até 16/10/2021

Por Marcílio França, do Campus Pau dos Ferros

O Semiárido possui um potencial de desenvolvimento maior do que muitos imaginam. Um olhar atento à Região da Caatinga nos permite vislumbrar um universo de possibilidades que podem fomentar desenvolvimento, inclusive no tocante à geração de emprego e renda através de atividades de manufatura com o uso de seus recursos naturais. Pensando nisso, um projeto de extensão do Campus Pau dos Ferros do IFRN pretende chegar à comunidade externa através da oferta de oficinas gratuitas de capacitação sobre produção de saboaria artesanal.

Coordenado pela professora Luciene Xavier de Mesquita Carvalho, o projeto, intitulado “Saboaria Artesanal: produtos aromáticos, pré-banho e pós-banho, agregando conhecimento e valor aos produtos apícolas e as plantas medicinais da caatinga (Apibloom)”, pretende capacitar gratuitamente homens e mulheres de Pau dos Ferros e região. A iniciativa foi aprovada em seleção da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN, via Edital nº 4/2021, que trata do Programa de Apoio aos Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPP).

O projeto trabalhará com a produção de uma variedade de sabonetes cujas matérias primas naturais são encontradas na região. “As oficinas ofertadas no projeto possibilitarão qualificação profissional na área de fabricação de sabonetes glicerinados envolvendo própolis, pólen, ervas medicinais, sabonetes temáticos, de acordo com período do ano, em barra, liquido, entre outros”, detalha Luciene.

O curso acontecerá por meio de dez encontros com oficinas teóricas e práticas destinadas ao público interno e externo, abrindo possibilidades para autonomia e oportunidade de renda. “A nossa intenção é que as pessoas, sejam da zona rural ou urbana, possam produzir e vender seus artigos oriundos da saboaria, enriquecidos com plantas medicinais e produtos apículas”, comenta Luciene.

Requisitos e cadastro

O projeto por meio de oficinas teóricas e práticas. O curso é aberto a homens e mulheres de Pau dos Ferros e Região. Entre os requisitos para participação, estão:

  • Possuir idade mínima de 16 anos;
  • Ter disponibilidade para estudar um dia por semana à noite;
  • Enquadrar-se no perfil de estarem ligados direta ou indiretamente com a apicultura.

Para participar é preciso efetuar um cadastro, que deve ser providenciado via internet, no período de 7 a 16/10/2021, mediante preenchimento de formulário eletrônico. Ao final do curso, cada concluinte receberá certificado. Dúvidas podem ser esclarecidas através dos e-mails: luciene.mesquita@ifrrn.edu.br ou coex.pf@ifrn.edu.br, da Coordenação de Extensão do Campus.

Live Apibloom

Uma live de apresentação do projeto será transmitida nesta sexta-feira (8), às 16h, através do Instagram Campus Pau dos Ferros. Detalhes e novidades sobre o curso serão socializados através do perfil no Instagram @apibloom, cujo conteúdo e publicações são de responsabilidade da equipe do Projeto.

Acesse:

Cadastro no curso de Saboaria Artesanal

Perfil do Campus Pau dos Ferros no Instagram;

Perfil do projeto no Instagram

Ações do documento

Página em carregamento