Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Campus Parnamirim promove a "Pátria da Chuteira"

Ao todo, 32 países foram representados em desfile das nações

Publicada em 11/06/2014 Atualizada há 1 ano

O último dia de aula (11) antes do recesso foi caracterizado por muita diversidade. Alunos do Campus Parnamirim uniram a paixão nacional que é o futebol e a copa do mundo, às diversas disciplinas, como física, geografia, biologia e educação física. Um trabalho pedagógico integrador e interdisciplinar que visou aproximar do grande evento esportivo realizado no Brasil ao cotidiano dos alunos e das disciplinas curriculares.

Banners com informações sobre os 32 países que participam da copa, foram espalhados pelos corredores do Campus Parnamirim, estudantes curiosos prestavam atenção em seus colegas explicando sobre temas, que variavam de aspectos culturais, comidas típicas, até a renda per capita e religião do país.

“Dizem que os bons jogadores desafiam as leis da física, mas pra mim a intuição esportiva e as leis da física andam juntas”, declarou a aluna do 1° ano de mecatrônica Vanusa Luana Cavalcante que junto com Paloma, Vinicius, Gabriel e Antônio apresentaram um trabalho que sobre o “perfeito” gol de bicicleta feito por Pelé em 1965, num jogo Brasil x Bélgica, onde a simetria perfeita foi alcançada pelo “rei” ao colocar o centro gravitacional atrás do pé de impulso para conseguir rotação, a concentração de membros pra diminuir a inércia, o que ganha velocidade, e por último executa a tesoura (chave mecânica) para estabilização do corpo no ar e conseguir acertar o chute.

Bem preparados, os alunos impressionaram professores e visitantes com tanta criatividade e desenvoltura nas apresentações. “Estou aqui desde do começo, e fico muito feliz pela experiência que meu filho está tendo em aprender como se apresentar para o público. Parabenizo aos professores por trazerem este tema tão oportuno, onde os alunos podem juntar prazer ao trabalho”, declarou Wanderley Barbosa, pai do aluno de mecatrônica Igor Barbosa.

Abrindo as discussões coordenadas pelos professores Pablo Capistrano e Antônio André Alves, os estudantes puderam questionar e relembrar os momentos importantes da história do futebol. Quando perguntado sobre a importância da Copa para o Brasil, o professor Pablo Capistrano respondeu sobre a necessidade da discussão aberta com a população sobre o que é uma copa. “Venderam essa ideia de que a copa vai transformar a vida das pessoas, isso é supervalorizado. O circo econômico foi montado por uma instituição privada visando dinheiro".

Para finalizar a “Pátria das chuteiras”, 32 alunos representaram as nações e desfilaram pelo Auditório Dominguinhos com seus trajes típicos e caracterização peculiar. Com muita dificuldade, os jurados conseguiram selecionar 3 países vencedores: Espanha(3° lugar), representado pela aluna Gabriela Maria, França (2° lugar) representado pelo aluno Eros Dias e o primeiríssimo lugar com o México, representado pelo aluno Francisco.

A animação ficou completa com a apresentação musical dos alunos Marcus Victor, Kevin e Eduarda, que embalaram a comemoração dos vencedores e de todos que trabalharam para a realização deste evento.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas