Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus Natal-Zona Norte realiza Semana de Ciência e Tecnologia
SECIT

Campus Natal-Zona Norte realiza Semana de Ciência e Tecnologia

18/10/2022 - Programação acontece dos dias 18 a 21 de outubro

Campus Natal-Zona Norte realiza Semana de Ciência e Tecnologia

SECIT reúne cinco eventos; cerimônia de abertura será no dia 18 de outubro

A maior mostra de ciências da Zona Norte de Natal chega a sua 11ª edição, a Semana de Ciência e Tecnologia do Campus (SECIT) conta com uma programação entre os dias 18 a 21 de outubro, quatro eventos já consolidados no calendário da Instituição: a Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN); o Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX); a Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO), a Semana de Marketing (SEMARK) e o PoeArt.

As inscrições para a atividade estão disponíveis através do endereço eletrônico.

Neste ano, com o tema "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil", mesma temática da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o evento recebe José Anchieta, empreendedor e desenvolvedor de lideranças estratégicas, para a apresentação "Eu protagonista". Referência no mercado em treinamento e desenvolvimento de líderes e equipes com 25 anos de experiência, o profissional já ministrou palestras para mais de 60 mil pessoas e atendeu a mais de 150 empresas pelo Brasil e pelo exterior, em países como China e Dinamarca, utilizando o humor, a criatividade e a inovação como abordagens estratégicas.

MOCITECZN volta ao formado presencial

 De volta ao formato presencial, a MOCITECZN é uma das mostras mais importantes do Rio Grande do Norte, premiando e credenciando projetos para diversas feiras, mostras e congressos científicos ao redor do mundo. 

A feira tem como objetivo estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas seguintes áreas: Engenharias; Ciências Sociais Aplicadas; Humanidades, Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Computação; e Ciências Biológicas. Além disso, a mostra é uma oportunidade para que jovens pesquisadores divulguem seus trabalhos e possam promover um intercâmbio de ideias com pesquisadores de outros campi do Instituto e de diversas instituições de ensino e pesquisa do país. 

Participam estudantes do ensino médio e do ensino técnico, de escolas públicas e particulares de todo o território nacional, e do exterior desenvolvendo projetos científicos ou de engenharia, individualmente ou em grupo com no máximo três estudantes, mediante orientação obrigatória de um adulto, com idade igual ou superior a 21 anos, incluindo alunos matriculados no ensino médio para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

VII Semana de Marketing e VIII Semana de Licenciatura em Informática

Tanto a VI Semana de Marketing (SEMARK) quanto a VIII Semana de Licenciatura em Informática (SELINFO) apostam em palestrantes que são referências em suas áreas para atrair a participação de estudantes de graduação do Campus e de outras instituições de ensino superior. 

A SEMARK, cujo tema é "Desafios e perspectivas do profissional de Marketing na atualidade", convidou Vivian Perez, formada em Gestão de Marketing, Negócios em Marketing, Administração e Psicologia, para a palestra "O que a profissão de Marketing exige dentro do mercado". O evento acontece no dia 19 de outubro, às 19h30, no auditório. A profissional é hoje em dia supervisora de Marketing da rede das lojas Ferreira Costa, em Natal/RN. 

No dia seguinte, às 19h, também no auditório, a programação do evento continua com a mesa-redonda "Marketing x Publicidade: qual parte me cabe nesse latifúndio?", com a participação de Lívia Guerra, pós-graduada em Marketing e Vendas e gerente de marketing do Restaurante Tábua de Carne; Lorena Luana Oliveira, publicitária e executiva de contas 360º nas agências parceiras Art&C e Maxmeio; e Manuela Hanna Freire, pós-graduada em Planejamento Estratégico em Comunicação, com experiência em assessoria de comunicação e marketing para micro e pequenas empresas.

A SELINFO já inicia suas atividades no dia 18 de outubro, às 14h, no laboratório de informática dos cursos de graduação, com o minicurso "Pictoblox: programação para arduino em linguagem de blocos", a ser ministrado pelo estudante Valtemir Procópio". A programação de mesas-redondas, palestras e minicursos segue até o dia 21 de outubro, com temas relevantes da área: as inscrições serão abertas nesta quinta-feira (13), na página da SECIT.

Ambos os eventos visam proporcionar à comunidade interna e externa do IFRN um ambiente de divulgação de novas ideias, debates, trocas de experiências e conhecimento, com destaque a temáticas voltadas às áreas de Marketing e Informática e Educação. 

 A programação completa está disponível através do link.

SIPEX vem com novidade


O Simpósio de Iniciação à Pesquisa e Extensão (SIPEX) entra na sua sétima edição com uma novidade: além das apresentações dos resumos expandidos, com os resultados de pesquisas e práticas extensionistas, neste ano o evento estreia o Desafio de Ideias. 

Essa nova modalidade é uma apresentação de ideias de projetos de pesquisas ou práticas de extensão que o aluno pretende realizar, mas ainda não colocou em prática. Nesse sentido, uma banca de professores de diferentes áreas de conhecimento que avaliar e sugerir ajustes à ideia, indicar outros professores e colaborar com a melhoria do trabalho, para que o estudante transforme-a em um projeto de fato.

Cabe destacar que o simpósio busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa ou extensão junto à comunidade, promovendo soluções científicas ou práticas relacionadas ao contexto local e regional, nas seguintes áreas: Ciências da Natureza e Matemática, Gestão e Negócios, Educação, Ciências da Computação, e Artes e Cultura. 

Qualquer pessoa pode assistir aos trabalhos. O evento será realizado nesta quarta-feira (19), das 9h às 12h e das 14h às 17h, nas salas B-2 e B-3.

PoeArt: cultura e poesia estão de volta com recital poético

De volta após cinco anos, o Concurso de Poemas "PoeArt de Verso a Verso" faz parte, pela primeira vez, da programação da SECIT. A cerimônia de premiação e o recital poético da sua segunda edição acontece nesta quinta-feira (20), a partir das 18h, na área de convivência do Campus.

A noite vai reunir atrações como:

o Coletivo de Teatro do Campus, com a declamação de poemas da edição anterior do concurso; 

Rozeane Oliveira, com performance solo de dança “O poema dos teus olhos”;

Melissa Aguiar, com a apresentação musical “Mais feliz do que nunca”, em referência ao álbum de Billie Eilish "Happier Than Ever". Em homenagem à cantora Marília Mendonça, a estudante também vai entoar a canção “De quem é a culpa”; 

a Banda Emocore de Natal Jxvxns, com o pocket show especial com músicas sobre o estereótipo do que é ser jovem em meio a emoções e problemas; 

o fanzine Nexo, com a arte de membros da comissão organizadora do PoeArt e poemas escritos pelos ex-alunos Jares Duarte, Pedro Lúcio e Yara Adryelle, além das ilustrações de Davi Greati.

Criado em 2017, o PoeArt é um projeto de extensão do Campus coordenado pela professora Teresa Paula de Carvalho Leôncio e pelo ex-aluno Jares Duarte. "Tudo foi milimetricamente pensado para uma experiência incrível. Então é muito importante a presença de todos. Chamem os amigos, os pais e os colegas para prestigiarem esse encontro ímpar!" convida Teresa. 

"Alunos e egressos do Campus, além de poetas da primeira edição do projeto, mantêm o projeto vivo e ajudam a promover esse elo", completa a professora.

Acesse:

Inscrições

Programação completa

Ações do documento

Página em carregamento