Programa Mulheres Mil

Campus Natal - Zona Norte entrega certificação a alunas

27 estudantes se formaram no curso de Artesã em Bordado à Mão

Publicada em 09/01/2023 Atualizada há 1 ano

Cerimônia ocorreu em dezembro de 2022.

Ocorreu, no dia 27 de dezembro de 2022, a Certificação da 5ª turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Artesã em Bordado à Mão. A ação é fruto do Programa Mulheres Mil, do Campus Natal - Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Ao todo, 27 mulheres receberam o certificado. Realizado de julho a dezembro de 2022, o curso é ofertado desde 2018. Após dois anos ocorrendo em formato remoto, em razão da pandemia da Covid-19, a 5ª turma marcou o retorno da oferta presencial.

A coordenadora do curso, professora Sandra Câmara, declara que é “muito gratificante ver nossos projetos indo longe e transformando a vida de muitas mulheres, cujas necessidades não se restringem ao aspecto econômico, mas que extrapolam o lugar de sua existência na sociedade". A professora afirma que, durante a realização do curso, pode-se observar, entre as estudantes, a busca pela autonomia, a fuga da solidão e da rotina doméstica diária, além da “partilha de saberes e de histórias pessoais, a sede de construir outros saberes; a retomada dos estudos, entre tantas outras necessidades”.