Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Comemoração

Campus Natal – Zona Norte: 15 anos da primeira fase de expansão do IFRN

Instituição localizada na Zona Norte de Natal promove a formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo

Publicada em 22/09/2021 Atualizada há 1 ano

O Campus Natal – Zona Norte possui, atualmente, cerca de 1.916 estudantes.

Por Max Praxedes

No ano de 2006 teve início a primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, implementado pelo Governo Federal. Como fruto dessa expansão, há 15 anos, foram criados os campi Currais Novos, Ipanguaçu e Natal-Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Desde os povos pré-colombianos, a idade de 15 anos é acompanhada de festas. Com o IFRN não seria diferente. Dessa forma, em comemoração aos 15 anos da primeira fase da sua expansão, no mesmo mês em que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte comemora 112 anos, o Núcleo de Jornalismo (Nujor/IFRN) produziu uma série de reportagens sobre os três campi. As primeiras foram alusivas ao Campus Currais Novos e ao Campus Ipanguaçu, a última delas é referente ao Campus Natal – Zona Norte. Ainda em referência à data, será realizada nesta quarta-feira, 22 de setembro, uma live, transmitida no canal oficial do IFRN no Youtube, a partir das 18h30.

CampusNatal – Zona Norte

O Campus Natal – Zona Norte do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), inaugurado em 2007, integra a primeira fase do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Ministério da Educação.

A escola, que está localizada em um terreno cedido pela prefeitura de Natal, possui um terreno de 30.000 m², com área construída, urbanizada e ambientada de 8.122,26 m². O prédio está localizado na Rua Brusque, 2926, Conjunto Santa Catarina, Potengi, no município de Natal, Rio Grande do Norte.

O Campus atende uma região que atualmente conta com mais de 370 mil habitantes, cuja economia se concentra nas atividades comerciais e de serviços de apoio urbano, com potencial para desenvolvimento do turismo e de arranjos produtivos locais, nas áreas de indústria, alimentação e hospedagem, construção civil, confecções e comércio varejista.

O Instituto objetiva educar no âmbito científico, técnico e humanístico, visando à formação integral do profissional-cidadão crítico-reflexivo, competente técnica e eticamente para atuar no mundo do trabalho, a partir de um compromisso efetivo com as transformações sociais, políticas e culturais.

Atualmente, o Campus Natal – Zona Norte atua na Formação Inicial e Continuada de trabalhadores, na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, incluindo a modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e na Educação Profissional Tecnológica de Graduação. Fundamenta-se, para isso, na construção, reconstrução e transmissão do conhecimento, tendo eixos tecnológicos de Comércio, Indústria e Serviços como norteadores de suas atividades.

Ao final de 2020, o Campus contava com 43 servidores técnicos administrativos, 66 professores efetivos, seis professores substitutos e três estagiários de nível superior, tendo 1.916 matrículas atendidas, das quais 1.454 matrículas em cursos regulares e 462 em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). O Campus teve, também, oito projetos de Ensino, 21 projetos de Pesquisa e 16 projetos de Extensão desenvolvidos ao longo do ano.

Realizando sonhos

Quando o Campus Natal – Zona Norte “nasceu”, o estudante Pedro Augusto tinha apenas dois anos de idade. Atualmente, Pedro é aluno do Curso Técnico Integrado em Informática para Internet. O estudante, que antes pensou em fazer concurso militar, foi motivado por sua mãe e por um professor de Matemática a estudar no IFRN.

“Tive a honra de ingressar no IFRN-ZN em 2020, o que até antes era um sonho, buscado com luta e estudo, tornou-se realidade. No ano de 2019, busquei participar do processo seletivo por almejar o ensino tecnológico de qualidade que existe no Campus. No entanto, encontrei muito mais, achei uma escola que respira e incentiva a cultura entre os alunos com eventos e atividades extracurriculares, como a Semadec [Semana de Arte, Desporto e Cultura]. Além disso, um corpo docente fora da curva, o qual desafia nossos conhecimentos, a fim de aprimora-los. Agradeço a todos que formam essa instituição magnífica, que lutam para garantir a qualidade tecnológica, artística e cultural do campus”, ressaltou Pedro. 

Transformando Vidas

A estudante Rhayanne Ross encontrou no IFRN a oportunidade que buscava para mudar sua vida. Rhayanne ingressou no Campus em 2010, no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Operações Comerciais, na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), cuja conclusão se deu em 2014.

“Fui motivada a estudar no IFRN pela qualidade do Ensino da instituição. A possibilidade de ter um Curso Técnico integrado ao Ensino Médio é um diferencial e uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Foi através do EJA que fui encontrando estímulo para continuar os estudos e fazer um Curso Superior. O IFRN me desafiou a querer mais, me abrindo portas e mudando minha perspectiva de vida, não só a minha, mas também a dos meus irmãos que, assim como eu, estudaram no IFRN. Tenho muito orgulho e gratidão pela história que construí enquanto aluna da instituição, que considero como a minha segunda casa”, declarou Rhayanne.

Construindo conexões

Conhecido por promover um Ensino de qualidade, o IFRN chamou a atenção de Marjorie Ramos também pelas estruturas físicas e humanas que o Instituto dispõe. Em 2006, Marjorie foi nomeada como professora efetiva do então Cefet-RN. Em 2007, foi remanejada para o Campus Natal-Zona Norte do IFRN, onde permanece até hoje, construindo conexões com os colegas de trabalho e também com os estudantes.

“Durante esses 14 anos no Campus, acompanhei as mudanças na estruturação da rede, na mudança do nome de Cefet para IFRN, nas instalações prediais e nas idas e vindas de servidores e estudantes. Estabeleci laços afetivos com o Campus, com os colegas servidores e com os estudantes. O IFRN não é só o meu lugar de trabalho. É também o ‘lugar da festa’ onde tenho imensa satisfação e alegria de exercer a minha função de docente”, declarou.

No Campus Natal – Zona Norte, a professora sempre encontrou apoio para realizar os projetos interdisciplinares que desenvolve: “E a minha história, a minha identidade, o que me faz ser o que sou, como docente, está aqui no IFRN-ZN. Aqui é o meu lugar e onde pretendo ficar até não mais poder. Juro solenemente! Parabéns ao Campus pelos 15 anos (re)construindo saberes e transformando vidas, inclusive a minha”, enfatizou Marjorie.

Promovendo transformação social

Fazer parte do Campus Natal – Zona Norte também é motivo de gratidão e orgulho para a professora Tatiane Almeida, que está no IFRN desde 2014. A docente chegou ao IFRN-ZN em 2019, e desde então, mesmo vivenciando, um ano após sua chegada, um cenário de pandemia, aproveita a oportunidade para transmitir seus conhecimentos aos alunos, além de ajudar a sociedade através do Projeto de Extensão Studio Criativo, o qual é coordenadora.

“Isso é ser IFRN-ZN: exercer nosso trabalho com eficiência e qualidade em prol dos nossos discentes e toda a comunidade da Zona Norte de Natal. Nosso papel é promover a transformação social e temos feito isso com excelência durante esses 15 anos de existência. Vida longa ao IFRN-ZN. Que venham mais trocas de conhecimentos e experiências em sala de aula, eventos, parcerias, projetos de pesquisa e extensão, assistência aos nossos alunos e comunidade, e tudo o que for necessário para que continuemos sendo um divisor de águas na vida das pessoas e na sociedade”, celebrou Tatiane.

A expansão

O reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho, declara que a primeira fase de expansão do IFRN representa a possibilidade de ampliação da interiorização do Rio Grande do Norte, pois, antes da criação dos novos campi, a interiorização ocorria apenas na cidade de Mossoró.

Para o reitor, o Campus Natal – Zona Norte “desempenha um papel importante para a região, que tem uma população com mais de 300 mil habitantes, com seus cursos na área de comércio, de eletrônica, de marketing. É um Campus que já está consolidado”.

José Arnóbio finaliza ressaltando que a Política de Expansão, que resultou na criação de 17 campi, “é importante para levar a educação de qualidade para o estado do Rio Grande do Norte, atendendo outras regiões para além das duas maiores cidades do estado”.

Acesse:

Reportagem sobre o Campus Currais Novos

Reportagem sobre o Campus Ipanguaçu

Canal oficial do IFRN no Youtube

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas