ROBÓTICA

Campus Natal-Central sediou a etapa Estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro

Publicada em 18/09/2018 Atualizada há 1 ano

Campus Natal-Central (Cnat), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), sediou, nos dias 15 e 16 de setembro, a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Em sua XII edição, a competição selecionou as duas melhores equipes para representar o estado na etapa nacional, que será realizada no período de 06 a 09 de novembro, na cidade de João Pessoa (PB).

A OBR abrange duas modalidades competitivas: Prática e Teórica. Na etapa que aconteceu nesse fim de semana, participaram 221 equipes do Rio Grande do Norte. Na modalidade prática, os competidores tiveram que construir e programar um robô com o objetivo de vencer obstáculos para salvar vítimas em um ambiente que simula um cenário de demolição.

O estudante André Queiroz, do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática do Cnat, participa da OBR há 3 anos: "É uma ótima oportunidade poder participar do evento, pois podemos desenvolver o que aprendemos no curso, aplicando eletrônica na robótica, além de contribuir, de forma enriquecedora, com meu crescimento enquanto estudante e também como competidor", ressalta.

Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), do IFRN, e o patrocínio da Robô Ciência, o evento contemplou pessoas que gostam de tecnologia e têm afinidade com robótica. Dessa forma, além de contar com a presença dos competidores, o evento buscou, com êxito, difundir a robótica para a sociedade em geral, atraindo crianças, adolescentes e adultos para esse universo.

Para a professora e organizadora do evento, Sarah Thomaz, a robótica educacional traz vários benefícios para os estudantes: "A robótica é uma ciência multidisciplinar, com potencial para desenvolver uma série de habilidades, dentre elas a coordenação motora, o pensamento investigativo e o uso de método científico. Além disso, a olimpíada desperta o interesse e atenção dos alunos para as áreas da ciência e tecnologia", explica.

Além da etapa estadual da OBR, o IFRN promoveu, no mesmo período, a II Mostra Nacional de Robótica – Regional RN, que contou com 20 projetos de alunos da educação infantil ao ensino superior das mais diversas áreas: desde robôs solucionadores de labirintos a projetos na área de automação residencial. A programação do evento contou ainda com uma apresentação de dança com robôs e apresentações de ciência e tecnologia.

extensao