PPGEP

Câmpus Natal-Central sedia II Colóquio de Educação Profissional

Abertura do evento, que conta com mais de 500 participantes, aconteceu hoje (6)

Publicada em 06/08/2013 Atualizada há 1 ano

Mesa de Abertura do evento. Foto: Geraldo Peregrino

Começou na manhã desta terça-feira, no Campus Natal Central (CNAT), o II Colóquio "A Produção do Conhecimento em Educação Profissional", organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN.  O evento, que segue até sexta-feira (9), reúne mais de 500 inscritos, entre reitores, pró-reitores, diretores acadêmicos, técnicos administrativos, membros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), estudantes e profissionais da área de Educação. Além disso, conta com transmissão ao vivo de sua programação através de webconferência pelo link http://webconf.rnp.br/uab_ifrn.

Compuseram a mesa de abertura da solenidade, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha; o diretor geral do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho; o vereador e docente do Instituto, Hugo Manso; o coordenador do PPGEP, professor Dante Henrique Moura; a coordenadora da área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Marlúcia Menezes de Paiva; o presidente do CONIF, Caio Mário Bueno Silva; e a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN, Denise Maria de Carvalho Lopes.

Na ocasião, a aluna Carol Benigno, do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, ficou responsável pela apresentação do hino nacional com um instrumento típico do Nordeste, o acordeom. O Coletivo Teatral Os Bobos da Corte também se apresentou no Colóquio encenando o espetáculo Romeu e Julieta.

O diretor do CNAT, Arnóbio Araújo, desejou boas-vindas aos participantes e disse que espera que as discussões do evento sejam profícuas e “ajudem no nosso fazer pedagógico”. O coordenador do PPGEP, professor Dante Moura, fez um balanço das ações do Colóquio e destacou a presença do CONIF no evento, o qual, segundo ele, simboliza uma “troca de experiências de produções acadêmicas no campo da Educação Profissional, praticamente de todos os estados brasileiros e do distrito federal”.

O reitor do IFRN, Belchior Rocha, reiterou as boas-vindas e destacou a relevância da temática do evento. “Esse Colóquio traz luz para esse tema tão relevante para o Brasil como é Educação Profissional. Precisamos mais e mais formar, capacitar pessoas e trabalhar a pesquisa no campo da Educação Profissional porque temos ainda muito a percorrer. E a nova institucionalidade requer estudos, debates, construção do conhecimento, para que a gente possa evoluir e possamos construir instituições sólidas em todo Brasil dentro da Educação Profissional”, comentou.

O evento pretende consolidar-se como espaço para produção e difusão do conhecimento acerca da Educação Profissional e de suas inter-relações com a educação básica em nosso país.  O primeiro colóquio foi realizado em 2011 como parte do processo de elaboração do projeto de criação do PPGEP.

Programação

programação do Colóquio conta com conferências e mesas temáticas sobre a produção do conhecimento em educação profissional; formação de professores; ProEJA; ensino médio integrado e outros temas, além de comunicações orais em torno dos eixos temáticos Políticas em educação profissional; Práticas integradoras em educação profissional; Formação de professores para a educação profissional.

Acesse:

II Colóquio Nacional a Produção do Conhecimento em Educação Profissional