Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

evento

Campus Natal-Central promove palestra sobre “Inteligência Artificial e Mudanças Sociais”

Evento acontece na próxima segunda-feira (15), às 10h, e é aberto ao público

Publicada em 08/04/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Marilia Lima/CB/D.A Press

O Campus Natal-Central (Cnat) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sediará, na próxima segunda-feira (15), a palestra “Inteligência Artificial e Mudanças Sociais: ficção científica ou realismo?”. O evento, que é voltado para alunos dos cursos técnicos e superiores, além de professores e gestores, terá como palestrante o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores. A palestra é aberta ao público e  acontece no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, do Campus Cnat, às 10h. 

Na ocasião, o palestrante irá expor sua mais recente obra: “Hybris –Inteligência artificial e a revanche do inconsciente”, onde narra a história de Jason, uma criança de 7 anos com Síndrome de Down que, por ser adepto do lado natural e humano, se torna excluído do grupo dos digitais. Nesse contexto, o autor traz à tona uma guerra cibernética perante uma sociedade desconstruída e frágil. Jason e dois jovens pesquisadores arquitetam uma “revanche do inconsciente”, para salvar a sociedade humana. Durante o evento, Alexandre também irá ter um bate-papo com o público presente sobre a carreira diplomática, trazendo para os alunos um pouco da realidade de quem opta por seguir esse caminho. 

Convidado

Alessandro Candeas é diplomata de carreira, embaixador, diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança. O embaixador fez doutorado em “Sócio-Economie du développement” e já foi secretário na Argentina, ministro na Colômbia, assessor de Relações Internacionais do MEC e chefe de Gabinete do Ministério da Defesa. Atualmente, ocupa o cargo de ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil em Bogotá com experiência profissional e acadêmica nas áreas de Relações Internacionais, Direito Internacional e Educação.

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas