Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Campus Natal-Central conquista 4 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia
Premiação

Campus Natal-Central conquista 4 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

29/09/2021 - O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 27 de setembro

Campus Natal-Central conquista 4 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia

O Campus Natal-Central (Cnat) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou medalhas de prata e bronze na sexta edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). O resultado da etapa nacional, equivalente às fases de 1 a 3, foi disponibilizado na última segunda-feira, 27 de setembro, revelando um total de 37 equipes do Rio Grande do Norte premiadas na competição. A edição 2021 da OBG ocorreu simultaneamente a outros dois eventos: a VI Olimpíada Brasileira GeoBrasil 2021 e a IV Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT).

As competições foram, até o momento, divididas em quatro fases - integralmente ocorridas de forma remota: a primeira ocorreu de 09 a 16 de agosto, a segunda se deu entre 23 e 30 de agosto, e, por fim, a terceira aconteceu entre os dias 06 e 10 de setembro. A quarta etapa ainda não ocorreu. As equipes são formadas por três estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e/ou particulares de todo o país, podendo participar os discentes do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, seguindo as orientações de algum professor.

Ao todo, o Campus Natal-Central conquistou quatro medalhas, sendo três de prata (pelas equipes "Geógrafos de Taubaté", "Tomitocri" e "Trio de Ouro") e uma medalha de bronze (equipe "Tamo Junto"). A estudante do segundo ano de Controle Ambiental, Maria Eduarda, representante da equipe "Tamo Junto", destacou a experiência de participar da OBG e de trazer uma medalha pra casa. Ela topou participar a convite de uma colega, que é aluna de outro curso no IFRN: "Fiquei meio receosa, porque Geografia não é uma das minhas matérias favoritas, mas resolvi participar e me dedicar. Não me arrependi de forma alguma, porque foi uma vivência maravilhosa estar juntos com meus colegas, adquirindo novas experiências e conhecimentos. Fiquei feliz por ter me aberto a essa oportunidade, inclusive passei a ver a própria disciplina de uma forma diferente. Foi incrível!", declarou.

João Gabriel, aluno do terceiro ano de Controle Ambiental, incentiva outros estudantes que desejem participar das próximas edições da Olimpíada. Para ele, a iniciativa pode partir do próprio discente para se preparar para o evento: "O conselho que eu dou é procurar já ir montando sua equipe e encontrar um professor de Geografia para ser o orientador do grupo. No nosso caso, a orientadora foi a professora Cristina Cavalcanti. Ela forneceu contatos com outras equipes e a gente foi debatendo questões uns com os outros. Outra dica é buscar participar de algum grupo de pesquisa", orienta João. Para a professora Maria Cristina Cavalcanti Araújo, que orientou todas as equipes do Cnat, a experiência foi positiva: "Parabenizamos e agradecemos a todas as equipes participantes e que elevaram o nome do Campus Natal-Central do IFRN", ressaltou.

O Cnat foi representado por cinco equipes. São elas:

GEÓGRAFOS DE TAUBATÉ:
Artur Moura Mota
Júlia Zuza Varela
Fernando Miguel França da Silva

TOMITOCRI:
Júlio Pablio Daufemback
João Gabriel Cavalcanti Araújo
Jaylson Carmo Themístocles Almeida Filgueira

TRIO DE OURO:
Luanna Kelly de Lira Gueiros Vidal
Nesimara Pereira Pessoa
Maria Raíssa de Oliveira Silva

TURMALINA:
Clara Isabel Pereira Marinho
William Rodrigues de Andrade
Maria Eduarda Ângelo dos Santos

TAMO JUNTO:
Yaskara Montefusco Mota
Maria Eduarda Barbosa Ferreira
Edivanderson do Nascimento Ribeiro.

Ações do documento

Página em carregamento