Saúde Mental
Campus Cidade Alta recebe Semana de Luta Antimanicomial de Natal
O evento se estende até o dia 20 de maio.
Publicada em 16/05/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
"Cuidar, sim. Prender, não!". Foi entoando este grito de resistência que iniciou-se a Semana de Luta Antimanicomial de Natal, na manhã desta segunda-feira (16) no Campus Cidade Alta. O evento reuniu no auditório do Campus profissionais da área de psicologia e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Natal, num momento de reflexão e união de forças contra o tratamento baseado no cerceamento da liberdade dos pacientes.
A Semana de Luta acontece em alusão ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. O evento foi realizado através da parceria entre IFRN, UFRN, Associação Potiguar Plural e Coordenações Estadual e Municipal de Saúde Mental. Também esteve presente na abertura o secretário de Saúde do Município, Luiz Roberto Leite.
A psicóloga do IFRN, Rossana Rameh estava compondo a mesa de abertura do evento, na defesa do não aprisionamento dos pacientes em tratamento. "Apesar de o IFRN estar inserido no âmbito federal, o profissional de psicologia do instituto precisa estar próximo da realidade local e saber como proceder ao se deparar com casos de doenças mentais. Por isso, esse momento de debate, conhecimento e troca é tão importante com a rede local de atenção à saúde mental",afirmou Rossana.
O evento acontece até o dia 20 de maio e na quinta-feira (19), Camila Lima, também psicóloga do Instituto, participa do debate "Experiências Exitosas de Reabilitação Psicossocial e Resiliência", coordenado pelo psiquiatra Epitácio de Andrade Filho. A conversa acontece a partir das 14h30, na sala 1 do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN.
- Palavras-chave:
- ensino servidores