Transmissão de Cargo

Campus Ceará-Mirim empossa novo Diretor-Geral

Professor Alan Oliveira assume a gestão para o quadriênio 2016-2020.

Publicada em 14/10/2016 Atualizada há 1 ano

A cerimônia de transmissão de cargo reuniu autoridades, servidores e estudantes, além da comunidade local.

Com casa cheia, o Campus Ceará Mirim realizou, na manhã desta sexta, 14 de outubro, a cerimônia de transmissão do cargo de Diretor-Geral (DG) do Instituto. Na ocasião também foi comemorado o terceiro ano de inauguração daquela unidade do IFRN.

À frente da gestão desde a fundação do campus, o professor José Álvaro de Paiva, diretor pro tempore, passou a direção geral ao também professor Alan Paulo Oliveira da Silva, eleito em 2016 para mandato no quadriênio 2016-2020.

A solenidade começou com a apresentação da banda Tenente Djalma Ribeiro, regida pelo maestro Emanuel Alves, que tocou clássicos da música contemporânea e o Hino Nacional Brasileiro. Na sequência, deu-se espaço às formalidades de composição da mesa. O reitor, então, abriu os trabalhos. Como primeiro orador do evento, o professor Álvaro Paiva falou sobre sua experiência à frente da direção daquela unidade do Instituto.

“Poderia resumir esse discurso em uma palavra: agradecimento”, disse o então diretor, antes de mencionar, emocionado, o professor Wyllys Tabosa, reitor do IFRN, o ex-reitor, professor Belchior Rocha, Marcos Peixoto, prefeito da cidade. Álvaro ainda homenageou Auxiliadora Lira e Francisco Mariz, ambos servidores da Reitoria. Para ele, “todos são figuras importantes e indispensáveis para que o brilho do IFRN chegasse à Ceará Mirim e região do Mato Grande."

Em sua fala, o professor Álvaro ainda destacou o histórico de sua gestão: “Se alguém me perguntasse qual queria que fosse meu legado para o Campus Ceará-Mirim diria que é uma escola onde todos sintam prazer em estudar, trabalhar e conviver, pois entendo que todas as conquistas até o momento – e as que ainda virão – são e serão consequências da busca por esse objetivo”, Finalizando seu discurso, Álvaro disse ainda que se acredita ter cumprido apenas uma etapa, pois “educar, para mim é missão contínua”.

Presidindo a cerimônia, o reitor Wyllys Tabosa cedeu a palavra ao chefe da secretaria executiva do gabinete da reitoria, o servidor Klaus Dantas, para que ele procedesse à leitura do termo de posse e transmissão ao cargo ao novo diretor-geral, o professor Alan Oliveira, registrado pela Portaria nº 1.763, de 7 de outubro de 2016, da Reitoria. Na sequência, assinados os termos, a palavra foi concedida ao novo diretor-geral do Instituto, que iniciou sua fala cumprimentando a mesa e saudando a todos.

Também emocionado, o professor Alan agradeceu a acolhida dos estudantes e servidores presentes à cerimônia. Com palavras como honra e responsabilidade, Alan deu início a seu discurso. Falando sobre o processo eleitoral, destacou a importância do debate e da boa convivência.

Falando de planos, projetos e parcerias, o agora diretor-geral falou sobre integração entre os campi e a Reitoria e se disse disposto a colaborar com a gestão do Instituto: “Eu me coloco perante todos não com a pretensão de resolver todo e qualquer problema relativo ao fazer institucional, mas, na verdade, me coloco, com humildade, em dizer que não medirei esforços para pôr um ou dois tijolinhos nessa construção tão grandiosa que é essa instituição centenária, o IFRN.” Após o que chamou de longa lista de agradecimentos, o professor Alan remeteu-se à família e ao colega Álvaro nas homenagens finais de seu discurso.

O prefeito da cidade, Marcos Peixoto, exaltando o histórico da implantação da unidade em Ceará-Mirim. Tendo ainda versado sobre sua vida acadêmica, tendo sido aluno do IFRN, Peixoto deu destaque à gestão do professor Álvaro e cumprimentou o Alan Oliveira, desejando ao novo DG determinação, coragem e criatividade diante do desafio.

Alterando a estrutura do protocolo, o professor Wyllys solicitou espaço para a fala de Belchior Oliveira, ex-reitor do Instituto, que, cumprimentando a todos, baseou seu discurso em memórias: desde a infância de menino no interior até a luta pela instalação do Campus Ceará-Mirim e a expansão do Instituto em todo o estado. Numa análise sócio-política, Belchior exaltou ainda a função da educação e da juventude para a manutenção de direitos.

Encerrando a cerimônia, o reitor da Instituição, professor Wyllys Tabosa, falou sobre gestão participativa. Reforçando a presença do Instituto em todo o estado, destacou a importância de cada um dos que construíram a imagem dos 21 campi e da reitoria. Para ele, “a grandeza do IFRN está no nível de consciência política de seus servidores, estudantes, trabalhadores terceirizados e alunos, que não aceitam qualquer tipo de tentativa de desmonte do patrimônio público do estado e, principalmente do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.”

Após a cerimônia, foi oferecido um coquetel no mezanino da biblioteca, onde o diretor-geral empossado recebeu os cumprimentos dos presentes.

Clique aqui e veja algumas das fotos do evento.

extensao
servidores