Projeto
Campus Canguaretama recebe primeira reunião para implementar ‘Saberes Indígenas na Escola’
Ação será coordenada pelo IFRN
Publicada em 13/05/2014 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O Campus Canguaretama recebeu, nesta terça-feira (13), a primeira reunião com as comunidades indígenas do Catu e Sagi, a fim de discutir a implementação do projeto Saberes Indígenas na Escola (MEC/SACADI/FNDE), o qual será coordenado pelo IFRN.
A ação integra o Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, tendo como objetivo promover os direitos dos povos indígenas à educação escolar por meio do fortalecimento dos Territórios.
O projeto destina-se à formação continuada de professores indígenas que atuam nas escolas indígenas de educação básica, particularmente no que diz respeito a subsidiar a elaboração de propostas metodológicas, material didático, além de fomentar pesquisas e subsidiar os processos de letramento e numeramento junto às comunidades indígenas.
“A reunião teve o objetivo de apresentar as diretrizes nacionais do projeto e a proposta de formação planejada pelo Campus Canguaretama, mas também e principalmente, de ouvir os sujeitos a quem se destinam as ações”, destacou o professor Márcio Azevedo, diretor acadêmico daquele Campus.
Participaram da reunião, além do diretor acadêmico: Martinho Alves, chefe da coordenação técnica local da FUNAI no Rio Grande do Norte; o cacique Manoelzinho, Osmar Gerônimo, Zélio do Nascimento e professora Bianca Delfino, pertencentes à comunidade indígena do Sagi; a professora Valda, da comunidade indígena do Catu, a qual representa as mulheres indígenas do Rio Grande do Norte; e o professor Alysson, docente na área de Matemática, do Campus Canguaretama.
As iniciativas do projeto Saberes Indígenas na Escola orientam-se pelos princípios da especificidade, da organização comunitária, do multilinguísmo e da interculturalidade peculiares aos projetos escolares nas comunidades indígenas.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores