Gestão
Campus Caicó sedia reunião ordinária do Comitê de Ensino
Revisão das ofertas institucionais fez parte das pautas debatidas no encontro
Publicada por Max Praxedes em 18/07/2023 ― Atualizada há 1 ano, 5 meses
Nos dias 10 e 11 de julho deste ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu, no Campus Caicó, a quinta reunião ordinária do Comitê de Ensino (Coen). Na ocasião, houve a apresentação da nova Pró-Reitora de Ensino, professora Anna Catharina Dantas, além de apresentação cultural com a banda do Campus Jucurutu e debate das pautas do Comitê.
Estiveram presentes na reunião representantes da Pró-Reitoria de Ensino; da Diretoria de Ensino e das Diretorias Acadêmicas dos campi Natal-Central, Apodi, Caicó, Canguaretama, Currais Novos, Ipanguaçu, João Câmara, Jucurutu, Lajes, Macau, Mossoró, Natal-Centro Histórico, Natal-Zona Leste, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, São Gonçalo Amarante e São Paulo do Potengi.
Pautas e encaminhamentos
Foram pautas do encontro: o processo de revisão das ofertas institucionais; o calendário acadêmico de referência 2024 (proposta e cronograma); ProITEC para o exame de seleção; Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU); comissões de heteroidentificação (melhorias do processo e alteração da regulamentação); o módulo projeto de ensino, no Suap; programação da semana pedagógica 2023.2; e a revisão do calendário de reuniões ordinárias do Coen em 2023.
De acordo com a pró-reitora de Ensino, professora Anna Catharina Dantas, em relação ao processo de revisão das ofertas está sendo feita uma reorientação do trabalho a partir de uma análise geral das ofertas da Instituição, fazendo um diagnóstico que vai do acesso à permanência, ao êxito e o acompanhamento do egresso: "A gente tem essa visão macro, por Campus institucional para que, a partir daí, a gente faça a análise sobre as matrículas totais da instituição. Estamos pensando nisso porque o maior tensionamento que nós tivemos, até então, era em função da matriz orçamentária, que diz respeito diretamente às matrículas totais", explicou.
Ainda de acordo com a pró-reitora, a ideia é ter um olhar mais global das ofertas. Como uma das ações propostas no encontro, os diretores acadêmicos saíram com uma série de deveres de casa, como a realização de diagnósticos para as próximas semanas até o retorno das aulas. Em agosto, acontece a abertura do semestre letivo 2023.2 e, a partir desses diagnósticos, a pauta será exclusivamente os cursos técnicos integrados, para que a se possa fazer a aprovação das diretrizes e, na sequência, a aprovação das matrizes curriculares e dos projetos pedagógicos de cursos dessas ofertas, com as adequações que estão sendo deliberadas nas reuniões.
"De uma visão mais estratégica, a gente espera conseguir dar ao ensino a dimensão que ele realmente tem, isso junto com os diretores acadêmico e com a equipe técnico-pedagógica. Eu digo sempre que é muito importante a articulação e a integração do Comitê de Ensino junto com a equipe pedagógica e o Colégio de Dirigentes, para que a gente faça com que o ensino ganhe a dimensão apropriada estrategicamente, não só na execução", disse Anna Catharina.
Uma reunião extraordinária on-line aconteceu no dia 17 de julho. Os próximos encontros vão acontecer nos dias 31 de julho e 1º de agosto, presencialmente, no Campus Natal-Central do IFRN.
Comitê de Ensino
O Comitê de Ensino é um dos órgãos de assessoramento mais importantes da Instituição, tendo a função de planejar, executar e avaliar as questões relacionadas ao ensino no âmbito do IFRN. Trata-se de um espaço de articulação permanente entre a Pró-Reitoria de Ensino e os gestores dos campi, que promove formação continuada, acompanha as ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), os planos de ação, projetos e programas, além de analisar e emitir parecer sobre as propostas e a auxílio no tocante às políticas de sua área de atuação.